SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: MARKETING E SUSTENTABILIDADE DOS CAFÉS ESPECIAIS BRASILEIROS O CASO DOS ROBUSTAS AMAZÔNICOS

Título alternativo: MARKETING AND SUSTAINABILITY OF BRAZILIAN SPECIALTY COFFEES THE CASE OF AMAZONIAN ROBUSTAS

Autoria de: Pablo Cafe Gomes Chaves

Orientação de: Elisa Reis Guimaraes

Coorientação de: Gilvano Ebling Brondani

Presidente da banca: Elisa Reis Guimarães

Primeiro membro da banca: Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme

Segundo membro da banca: Gilvano Ebling Brondani

Palavras-chaves: Composto de Marketing, Indicação Geográfica, Matas de Rondônia, Cafés Especiais, Robustas Amazônicos

Data da defesa: 25/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 01/12/2021

Data da publicação: 01/12/2021

Referência: Chaves, P. C. G. MARKETING E SUSTENTABILIDADE DOS CAFÉS ESPECIAIS BRASILEIROS O CASO DOS ROBUSTAS AMAZÔNICOS. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Nas últimas duas décadas, houve uma significativa expansão do mercado brasileiro de cafés especiais. Entretanto, observa-se uma importante limitação das pesquisas acerca desses cafés, essencialmente concentradas em seus aspectos técnicos e de qualidade. A exemplo de outros cafés considerados especiais, os Robustas Amazônicos podem se beneficiar de estratégias de marketing que destaquem seus diferenciais. Por meio deste trabalho, objetivou-se identificar e analisar as estratégias de marketing dos cafés especiais sob a denominação de Robustas Amazônicos, de modo a contribuir para sua maior visibilidade e valorização em âmbito nacional e internacional. De natureza qualitativa e exploratório-descritiva, essa pesquisa consistiu em um estudo de caso acerca das estratégias de marketing dos cafés Robustas Amazônicos, amplamente apoiadas na imagem de sustentabilidade e diversidade da região no imaginário de consumidores nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas em p

Abstract: In the last two decades there has been a significant expansion of the Brazilian market for specialty coffees. However, there is an important limitation of research on these coffees, essentially focused on their technical and quality aspects. Like other coffees considered special, the Amazonian Robustas can benefit from marketing strategies that highlight their differentials. Through this work, the objective was to identify and analyze the marketing strategies of specialty coffees under the name Amazonian Robustas, in order to contribute to their greater visibility and valorization in the national and international scope. Qualitative and exploratory-descriptive in nature, this research consisted of a case study on the marketing strategies of Amazonian Robustas coffees, widely supported by the image of sustainability and diversity of the region in the imagination of national and international consumers. Data collection took place through in-depth semi-structured interviews with agents involved in the process of

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20211201610967

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53799

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pablo Cafe Gomes Chaves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo