SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: ESTUDO DE APONTAMENTOS NA DISPONIBILIDADE MECÂNICA E A EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM TRATORES DE ESTEIRA E ESCAVADEIRA HIDRÁULICA NO PREPARO DE SOLO

Autoria de: Thaynara Andrade Lopes

Orientação de: Lucas Amaral de Melo

Coorientação de: Fernanda Leite Cunha

Presidente da banca: Lucas Amaral de Melo

Primeiro membro da banca: Fernanda Leite Cunha

Segundo membro da banca: Aline Renata Klitzke

Palavras-chaves: Análise, qualidade, subsolagem, mecanização, florestal

Data da defesa: 20/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 30/04/2022

Data da publicação: 30/04/2022

Referência: Lopes, T. A. ESTUDO DE APONTAMENTOS NA DISPONIBILIDADE MECÂNICA E A EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM TRATORES DE ESTEIRA E ESCAVADEIRA HIDRÁULICA NO PREPARO DE SOLO. 2022. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O conhecimento da capacidade produtiva e das variáveis que interferem no rendimento das máquinas é fundamental para a otimização das operações no setor florestal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho operacional e as principais perdas mecânicas e operacionais do trator de esteira e escavadeira hidráulica, ao longo de seis meses, nas atividades de preparo do solo e limpeza de resíduos. Foram coletados o número de horas de produção, perdas mecânicas e operacionais, através de um aplicativo de Produção e Eficiência, instalado nas máquinas. A partir dos dados coletados, foram calculadas as horas totais de trabalho, eficiência operacional e disponibilidade mecânica das máquinas, analisadas em função dos meses de estudo. Os tratores de esteira apresentaram uma média de 167,2 horas de trabalho efetivo, enquanto que as escavadeiras hidráulicas apresentaram cerca de 171,6 horas. Apenas as horas de perdas operacionais, para os tratores de esteira, apresentaram diferenças significativas, ao longo dos meses, em que o mês com maior pluviosidade, apresentou maior perda operacional. A eficiência operacional média foi de 71,8 para escavadeiras e 69,4, para tratores de esteira, em que todos os meses apresentaram médias acima do recomendado de 56. Para a disponibilidade mecânica a média foi de 85,7 e 86,7 para escavadeiras e tratores de esteira, respectivamente, sendo que a escavadeira hidráulica e os tratores apresentaram dois e três meses abaixo da meta recomendada de 85. Dessa forma foi observado que a alta pluviosidade pode reduzir a eficiência operacional do trabalho em campo, e que é necessário estudar as principais causas das perdas de disponibilidade mecânica, para aumentar o rendimento dos equipamentos nas atividades de preparo de solo e limpeza de resíduos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20212201510756

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54616

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaynara Andrade Lopes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo