SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Florestal

Título: SOMBREAMENTO EM SISTEMA SILVIPASTORIL Efeito de procedências de Eucalyptus cloeziana F. Muell e distância de renques na produção de forrageira

Autoria de: Nicolas Augusto Pereira

Orientação de: Lucas Amaral de Melo

Coorientação de: Anatoly Queiroz Abreu Torres

Presidente da banca: Lucas Amaral de Melo

Primeiro membro da banca: Anatoly Queiroz Abreu Torres

Segundo membro da banca: Marya Eduarda Feliciano

Palavras-chaves: consórcio, sistema agroflorestal, ilpf, sustentabilidade, pecuária

Data da defesa: 22/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 01/05/2022

Data da publicação: 01/05/2022

Referência: Pereira, N. A. SOMBREAMENTO EM SISTEMA SILVIPASTORIL Efeito de procedências de Eucalyptus cloeziana F. Muell e distância de renques na produção de forrageira. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O uso de pastagens para alimentação na bovinocultura é a maneira mais econômica e prática na pecuária brasileira, sendo amplamente utilizada. Buscando integrar a produção com a sustentabilidade, surgem os sistemas de consórcio, que unem dois ou mais componentes produtivos no mesmo espaço, como os sistemas Silvipastoris que consorciam dois componentes principais árvores ou arbustos em conjunto com espécie forrageira para pastoreio animal. Para que todos os elementos que compõem o sistema obtenham sucesso no desenvolvimento é preciso que sejam empregadas técnicas adequadas de manejo integrado, principalmente com relação à iluminação e disponibilidade hídrica, que atendam o componente arbóreo e a espécie forrageira em estágios de desenvolvimento avançados, concomitantemente. Nesse contexto, objetivou-se conhecer os efeitos de distintas procedências de Eucalyptus cloeziana F. Muell sobre a produção de biomassa da forrageira braquiária (Urochloa brizantha). O experimento foi conduzido em sistema Silvipastoril composto de E. cloeziana e U. brizantha em espaçamento arbóreo de ((3 x 2) 10) m, avaliado aos três anos e oito meses de idade. Foram testadas quatro procedências de E. cloeziana Itamarandiba Carmo da Mata Viginópolis e Belo Horizonte. A biomassa foi mensurada por meio do corte rente ao solo da forrageira em amostras de 0,25 m² nas distâncias de -1,5 (entre as linhas do renque duplo) 0 (debaixo da primeira linha do renque duplo) 1,5 3 e 4,5 metros dos renques de árvores. Os dados foram submetidos à ANAVA (análise de variância) a 5 de probabilidade de erro, e quando identificada diferença significativa entre as médias de procedências, foi aplicado o teste de Tukey, enquanto que para a avaliação em função da posição, foi utilizada a análise de regressão com o auxílio do software Sisvar 5.6. Não houve diferença significativa entre o efeito das procedências de E. cloeziana produção de biomassa de braquiária. Contudo, a distância do renque de árvores foi significativa na produção de biomassa de braquiária, sendo mais produtivas à medida que se distanciavam mais dos renques. Os resultados obtidos podem ser explicados, principalmente, pelo índice de luminosidade que é fornecido para a forrageira em cada ponto de avaliação, sendo maior à medida que se distancia do renque duplo de árvores. Além da luminosidade, é percebido um pastoreio e trânsito de animais mais intenso nas proximidades dos renques, o que demonstra a preferência do gado pela área sombreada, que proporciona maior conforto térmico. Concluiu-se que quanto mais distante do renque, maior a produtividade de biomassa da forrageira.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20212201610960

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54870

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nicolas Augusto Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo