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Título: PROJETO CONCEITUAL DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE DE MECANISMOS DE QUATRO BARRAS

Título alternativo: CONCEPTUAL DESIGN OF A TEACHING BENCH FOR FOUR-BAR MECHANISM ANALYSIS

Autoria de: Isadora Ceotto de Oliveira

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira

Primeiro membro da banca: Fábio Lucio Santos

Segundo membro da banca: Francisco Scinocca

Palavras-chaves: Análise cinemática, Análise dinâmica, Bancada didática, Simulação gráfica de mecanismos, Lei de Grashof

Data da defesa: 06/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 12/12/2019

Data da publicação: 12/12/2019

Referência: Oliveira, I. C. d. PROJETO CONCEITUAL DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE DE MECANISMOS DE QUATRO BARRAS. 2019. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Face à necessidade de preparar os alunos de Engenharia Mecânica para aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Mecanismos e Dinâmica de Máquinas, com relação à simulação e análise do funcionamento de vários tipos de mecanismos, este trabalho tem como objetivo descrever as experiências obtidas em laboratório no desenvolvimento de uma bancada didática para simulação de mecanismos. Para isso, inicialmente foram utilizados recursos computacionais para visualização de trajetórias e movimentos resultantes. Assim, é feita a simulação de alguns mecanismos nos softwares SolidWorks e Matlab, inclusive com visualização gráfica em modo contínuo do movimento, e análise de variáveis cinemáticas como deslocamento, velocidade e aceleração. É possível demonstrar que mesmo para mecanismos simples como o mecanismo de quatro barras, se faz necessário durante a fase de projeto, se obter informações via simulação computacional, e fazer análises de sua funcionalidade através de medidas reais, como a obtenção de trajetórias e análise das forças atuantes nos componentes.

Abstract: In order to prepare Mechanical Engineering students to apply the knowledge acquired in the disciplines of Mechanisms and Machine Dynamics, regarding the simulation and analysis of the operation of various types of mechanisms, this paper aims to describe the experiences obtained in the laboratory. development of a didactic bench for mechanisms simulation. For this, initially computational resources were used to visualize trajectories and resulting movements. Thus, some mechanisms are simulated in the SolidWorks and Matlab environment, including continuous graphical visualization of the motion, and analysis of parameters such as displacement, velocity and acceleration. It can be demonstrated that even for simple mechanisms such as the four-bar mechanism, it is necessary during the design phase to obtain information via computer simulation, and to make its functionality analyzes through real measurements, such as obtaining trajectories and analyzing the forces acting on the components.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20192201420875

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44781

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isadora Ceotto de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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