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Título: ANÁLISE DE PERFIL DE PERDAS NA FROTA DE CAMINHÕES DE UMA MINERADORA DO SUL DE MINAS GERAIS

Autoria de: Davi Machado de Oliveira

Orientação de: Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Presidente da banca: Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Primeiro membro da banca: Joelma Rezende Durão Pereira

Segundo membro da banca: Márcio Montagnana Vicente Leme

Palavras-chaves: Perfil de Perdas, Manutenção, Plano de Ação, 5W2H, Gráfico de Pareto

Data da defesa: 22/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Oliveira, D. M. d. ANÁLISE DE PERFIL DE PERDAS NA FROTA DE CAMINHÕES DE UMA MINERADORA DO SUL DE MINAS GERAIS. 2021. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Em um mundo cada vez mais competitivo, as indústrias têm se preocupado com questões estratégicas da produção, dentre elas, a área de manutenção. Este setor deve garantir a disponibilidade dos equipamentos e instalações visando garantir que a produção não pare de ocorrer. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar e analisar o perfil de perdas levantado com base nas manutenções corretivas ocorridas no período de 10112020 à 31012021, visando identificar os gargalos das manutenções que estão atingindo diretamente os equipamentos da frota de caminhões Scania e Mercedes Benz de uma mineradora do sul de Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia para a elaboração e análise do perfil de perdas com auxílio de ferramentas como Gráfico de Pareto, Brainstorming, 5W2H. O levantamento foi realizado por ordens de serviços corretivas recorrentes de cada equipamento da frota, com o propósito de verificar quais os serviços foram mais executados durante o período de análise. Constatou-se que as mais recorrentes foram reparo de pneus, substituição de grampo da corrente da caçamba e regulagem de freios. Foi elaborado um plano de ação 5W2H com as melhores ideias propostas pela equipe de Planejamento e Controle da Manutenção com o intuito de sanar ou minimizar as manutenções mais recorrentes. Houveram 181 ocorrências das manutenções que mais aconteceram, sendo 98 delas para reparo de pneus, 46 para regulagem de freio e 37 para substituição de grampo da corrente da báscula. Na busca por reduzir as manutenções de pneus implementou-se um acompanhamento de calibragem, acompanhamento do desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento rotineiro, foi proposto a implementação de treinamentos para os motoristas. Para minimizar as ocorrências das manutenções de freios, sugeriu-se analisar ruídos e vibrações provenientes do atrito entre a pastilha e o disco, além de propor treinamentos para os motoristas na busca de conhecimentos teóricos. Por fim, a substituição de grampos da corrente da báscula foi recorrente devido a indisponibilidade de peças originais, sendo necessário buscar fornecedores que disponibilizem tais peças.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20202201610549

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47562

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Davi Machado de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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