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Título: ANÁLISE DE DESEMPENHO, CUSTOS OPERACIONAIS E RISCOS DA ATIVIDADE AEROAGRÍCOLA TRIPULADA E NÃO TRIPULADA

Autoria de: Alex Vilela Faria

Orientação de: Wander Gustavo Rocha Vieira

Presidente da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Primeiro membro da banca: Henrique Leandro Silveira

Segundo membro da banca: Gabriel Araujo e Silva Ferraz

Palavras-chaves: Aviação agrícola, Aplicação aérea, Estudo de acidentes, Análise de Desempenho, VANT agrícola.

Data da defesa: 26/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Faria, A. V. ANÁLISE DE DESEMPENHO, CUSTOS OPERACIONAIS E RISCOS DA ATIVIDADE AEROAGRÍCOLA TRIPULADA E NÃO TRIPULADA. 2021. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pulverização agrícola é considerada uma importante atividade para o aumento da produtividade na agricultura, não apenas para a proteção das culturas contra doenças e pragas, mas também em relação à disposição de nutrientes para as plantas. Embora existam diferentes tipos de pulverizadores, as aeronaves ganharam grande destaque desde o final da primeira guerra mundial, devido ao fato de que a pulverização aérea permite a aplicação em certa área com velocidade superior à pulverização terrestre e evita também a compactação do solo, um grande problema na agricultura. No entanto, apesar do mercado brasileiro aeroagrícola ser relevante, tendo a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo (superado apenas pelos Estados Unidos), esse setor ainda enfrenta vários desafios, como o alto custo da pulverização aérea e o alto índice de acidentes e incidentes envolvendo esse tipo de operação. Estes estão diretamente relacionados à necessidade de um voo bem próximo ao solo, aos diversos obstáculos como árvores e linhas de transmissão elétrica, além de sucessivas curvas de reversão e elevada fadiga do piloto. A fim de complementar a operação, otimizar, e até mitigar os riscos associados, o uso de aeronaves de asas fixas remotamente controladas vem sendo explorado e implementado nas lavouras. Portanto, neste trabalho, além das características da operação aeroagrícola e acidentes relacionados, estuda-se a viabilidade de um veículo aéreo não tripulado (VANT) comparada a três aeronaves agrícolas já existentes no mercado (Ipanema 202A, Thrush 510P e AT 502B), levando-se em conta a aplicação em três áreas distintas. Assim, com base no perfil de missão da aeronave, calculam-se importantes variáveis de desempenho operacional, necessárias para determinar o tempo total e o combustível gastos. É importante observar que a operação aeroagrícola envolve vários custos, como a remuneração do piloto, depreciação e manutenção dos aviões, custos de operação no solo (transporte de combustível e insumos), entre outros. Logo, justifica-se a relevância de uma estimativa de custos para se equiparar aos gastos de um VANT e chegar às devidas conclusões.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20211201420842

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53994

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alex Vilela Faria e Universidade Federal de Lavras

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