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Título: PROJETO, DIMENSIONAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO DE UM VEÍCULO BAJA-SAE, CONSIDERANDO OS EFEITOS DE PARÂMETROS INCERTOS

Autoria de: Caio de Godoy Cera

Orientação de: Francisco Scinocca

Presidente da banca: Francisco Scinocca

Primeiro membro da banca: Fábio Lúcio Santos

Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Baja SAE, Caixa de Redução, Modelagem, Dimensionamento, Otimização Robusta

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 25/11/2021

Data da publicação: 25/11/2021

Referência: Cera, C. d. G. PROJETO, DIMENSIONAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO DE UM VEÍCULO BAJA-SAE, CONSIDERANDO OS EFEITOS DE PARÂMETROS INCERTOS. 2021. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Veículos de competição são projetados e construídos com a finalidade de obter o melhor desempenho possível, o que muitas vezes pode-se relacionar diretamente com uma boa relação pesopotência do sistema automotivo como um todo. Portanto, engenheiros e projetistas buscam cada vez mais desenvolver um design ótimo para cada componente do veículo, de modo a encontrar a melhor solução em termos de resistência, desempenho e confiabilidade. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto completo de uma caixa de redução a ser implementada em um veículo de competição tipo Baja, desde sua concepção básica até o projeto detalhado do sistema, dimensionar as engrenagens segundo a metodologia proposta pela AGMA (American Gear Manufacturers Association), dimensionar os eixos e chavetas, desenvolver os modelos detalhados em CAD destes componentes e também da carcaça externa de blindagem e fixação do sistema de transmissão. Ainda, foi realizada uma otimização robusta na carcaça do redutor, partindo de uma análise estrutural do modelo de elementos finitos da capa simulando o pior cenário possível de solicitação do sistema e, a partir dos resultados, desenvolvido um modelo de otimização paramétrica levando em consideração parâmetros incertos com o propósito de reduzir sua massa total sem comprometer sua resistência, além de determinar o nível de confiabilidade do sistema, assim, contribuindo para a melhoria da eficiência e do desempenho dinâmico do veículo ao resultar em uma melhor relação pesopotência. Neste contexto, a confiabilidade se configura como um fator de suma importância, uma vez que o veículo é submetido a condições severas de operação durante as diversas provas da competição, culminando em um enduro de resistência de 4 horas de duração, onde o veículo vencedor é aquele que completa o maior número de voltas, portanto, é crucial que o sistema seja tanto eficiente quanto confiável. Por fim, foi possível obter um sistema mais confiável e robusto do que o conjunto utilizado no protótipo anterior. A caixa de redução mais compacta também permitiu a fixação dos componentes do trem de forças em uma posição mais baixa se comparado ao projeto antigo, proporcionando redução da altura do centro de massa do veículo e consequentemente maior estabilidade e melhor desempenho dinâmico nas provas da competição.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20211201421201

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53804

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caio de Godoy Cera e Universidade Federal de Lavras

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