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Título: CARACTERIZAÇÃO AERODINÂMICA DE UM AEROMODELO SAE UMA ABORDAGEM NUMÉRICA

Autoria de: Filipe Emanuel de Carvalho da Silva

Orientação de: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira

Presidente da banca: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira

Primeiro membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Segundo membro da banca: Mauricio Francisco Caliri Junior

Palavras-chaves: Caracterização, Aerodinâmica, Aeronave, ANSYS, Propulsor

Data da defesa: 20/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 06/05/2022

Data da publicação: 06/05/2022

Referência: Silva, F. E. d. C. d. CARACTERIZAÇÃO AERODINÂMICA DE UM AEROMODELO SAE UMA ABORDAGEM NUMÉRICA. 2022. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A caracterização aerodinâmica de um aeromodelo SAE é uma etapa crucial para equipes estudantís que desejam competir na SAE e também para o desenvolvimento de aeronaves em projetos reais. O objetivo central deste trabalho é analisar as características aerodinâmicas da aeronave, como campos de velocidade e pressão, o peso que a aeronave pode carregar e a influência aerodinâmica do propulsor. Propõe-se, assim, a caracterização da aeronave da equipe Griffin Aerodesign, por meio do software ANSYS®-Fluent, utilizando o modelo de turbulência k ????????????SST e levando em consideração uma altura de voo de 700m. Inicialmente a aeronave foi analisada sob escoamento livre de 16ms sem propulsor e posteriormente foi analisada sob o mesmo escoamento mas com a presença do propulsor rotacionando à 1500rpm. A malha foi validada utilizando os resultados de dois diferentes autores presentes na literatura. As análises possuiram boa concordância com a teoria. Os resultados mostraram que a aeronave é capaz de carregar 16kg, incluindo o próprio peso. A empenagem da aeronave se mostrou bem dimensionada uanto à seu posicionameto na fuselagem , retirando os estabilizadores horizontais das instabilidades geradas pela asa. O arrasto gerado por todo o corpo da aeronave foi de 19.76N, sendo boa parte dela gerada pelo trem de pouso e pelo motor. A propulsão gerada pela hélice foi de 152N e sua presença não mostrou afetar significativamente a distribuição de pressão ao longo da aeronave.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20212201610478

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54554

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Filipe Emanuel de Carvalho da Silva e Universidade Federal de Lavras

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