SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO TESTE DE CURVA I-V E DO DESEMPENHO DE ARRANJOS FOTOVOLTAICOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA

Autoria de: Igor Vinícius Resende da Mata

Orientação de: Marcio Montagnana Vicente Leme

Presidente da banca: Márcio Montagnana Vicente Leme

Primeiro membro da banca: Dimas José Rúa Orozco

Segundo membro da banca: Mateus Henrique Rocha

Palavras-chaves: Energia fotovoltaica, Curva I-V, Viabilidade econômica, Energia renovável, Geração de energia

Data da defesa: 12/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 16/09/2022

Data da publicação: 16/09/2022

Referência: Mata, I. V. R. d. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO TESTE DE CURVA I-V E DO DESEMPENHO DE ARRANJOS FOTOVOLTAICOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA. 2022. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A energia elétrica tornou-se uma necessidade para nossa sociedade, o que ocasionou a busca por novas formas de se obter energia. A produção de energia através de fontes renováveis é uma questão relevante no mundo, e nos últimos anos a energia fotovoltaica teve um forte crescimento dentre as fontes renováveis em várias partes do mundo. No entanto, assim como qualquer outro sistema uma usina solar requer manutenção, uma vez que é composta por diversos tipos de equipamentos que requerem certos cuidados. A inspeção de usinas através do traçador de curva I-V faz parte da manutenção preventiva e tem como objetivo diagnosticar o estado de funcionamento dos módulos, passíveis de danos e falhas que ocasionam perdas de energia. Este trabalho teve como objetivo apresentar a metodologia do teste de curva I-V, fazer uma análise do desempenho de arranjos fotovoltaicos e um balanço econômico entre o investimento e o retorno financeiro. Foram levantadas as principais falhas encontradas e uma descrição sobre cada uma juntamente com o impacto causado. Os resultados econômicos encontrados foram satisfatórios comprovando as vantagens de implementação do teste, onde se obteve um retorno do valor investido em curto prazo, para a usina 1 o PAYBACK foi de 2,22 meses e para a usina 2 foi de 8,11 meses, o VPL encontrado também foi satisfatório, sendo para a usina 1 de 81950,92 e para a usina 2 de 11882,24 ambos maior que 0, e a TIR também teve resultados positivos onde o valor encontrado para a usina 1 foi de 35 e para a usina 2 de 5 sendo os dois valores maiores que a taxa de atratividade do mercado Selic de 0,83. Conclui-se então que a realização do teste é muito importante para evitar o desperdício de energia e problemas futuros, além de economicamente viável.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20221201511106

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Igor Vinícius Resende da Mata e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo