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Título: METODOLOGIA PARA CONCEPÇÃO DE UMA SUSPENSÃO DUPLO-A

Título alternativo: METHODOLOGY FOR DESIGNING A DOUBLE-A SUSPENSION

Autoria de: Pablo Pereira de Albuquerque Paes

Orientação de: Diogo Tubertini Maciel

Presidente da banca: Diogo Tubertini Maciel

Primeiro membro da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Suspensão, Fórmula SAE, Duplo-A, Slip Angle, Cinemática

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Paes, P. P. d. A. METODOLOGIA PARA CONCEPÇÃO DE UMA SUSPENSÃO DUPLO-A. 2022. 109 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Este trabalho apresenta o estudo do projeto e desenvolvimento de uma suspensão do tipo Duplo-A de um carro de corrida do tipo fórmula. Esse veículo foi desenvolvido por uma equipe de estudantes de engenharia da Universidade Federal de Lavras para a competição de Fórmula SAE Brasil. Um dos objetivos desse trabalho foi o desenvolvimento de uma metodologia que envolve e correlaciona as partes de rigidez e cinemática da suspensão. Além disso se buscou determinar o comportamento understeeroversteer do carro e por fim se realizar análise cinemática através de software. Para o projeto da suspensão, se partiu de estimativas iniciais de alguns parâmetros e dados de pista do veículo anterior da equipe. Com os valores de carregamentos verticais e forças laterais dos pneus encontrados para a determinação da rigidez da suspensão, juntamente com dados de performance dos pneus fornecidos pelo fabricante, foi possível calcular o Slip Angle dos pneus e determinar o balanceamento do carro. Em seguida foi realizado o projeto da parte cinemática da suspensão e a modelagem em 3D no Solidworks. O software Lotus Suspension Analysis foi utilizado para verificar se parâmetros da suspensão estão condizentes ao projeto e localizar pontos para a otimização da suspensão. A conclusão desse trabalho se mostrou satisfatória, pois foi possível se realizar o projeto de uma suspensão que relacionava a parte de rigidez e cinemática, que possui um comportamento dinâmico neutro, verificado durante fase de projeto, sendo obtido uma diferença entre Slip Angle dianteiro e traseiro de 0,11. Também se obteve uma configuração básica otimizada, com um valor de cambagem dianteira de -1,7??. Além disso foi possível identificar e discutir outros possíveis estudos a se realizar no futuro.

Abstract: This work presents the study of the design and development of a Double-A suspension for a formula-type racing car. This vehicle was developed by a team of engineering students from the Federal University of Lavras for the Formula SAE Brasil competition. One of the objectives of this work was the development of a methodology that involves and correlates the stiffness and kinematics parts of the suspension. In addition, it was sought to determine the understeeroversteer behavior of the car and perform kinematic analysis through software. The suspension design was started with initial estimates of some parameters and track data from the teams previous vehicle. With the values of vertical loads and lateral forces of the tires found to determine the stiffness of the suspension, together with tire performance data provided by the manufacturer, it was possible to calculate the Slip Angle of the tires and determine the balance of the car. Then, the design of the kinematic part of the suspension was carried out and the 3D modeling was carried out in Solidworks. The Lotus Suspension Analysis software was used to verify that the suspension parameters are consistent with the design and to locate points for suspension optimization. The conclusion of this work was satisfactory, as it was possible to carry out the design of a suspension that related the stiffness and kinematics part, which has a neutral dynamic behavior, verified during the design phase, with a difference between front and rear Slip Angle being obtained of 0.11. An optimized basic configuration was also obtained, with a front camber value of -1.7??. In addition, it was possible to identify and discuss other possible studies to be carried out in the future.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20221201521137

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pablo Pereira de Albuquerque Paes e Universidade Federal de Lavras

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