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Título: ANÁLISE MODAL DE UMA RODA AUTOMOTIVA UMA ABORDAGEM NUMÉRICA E EXPERIMENTAL

Autoria de: Joelisson Cristian da Silva

Orientação de: Fabio Lucio Santos

Presidente da banca: Fabio Lucio Santos

Primeiro membro da banca: Francisco Scinocca

Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Análise modal, Elementos finitos, Roda automotiva, Experimentação, Modelo computacional

Data da defesa: 31/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 08/09/2022

Data da publicação: 08/09/2022

Referência: Silva, J. C. d. ANÁLISE MODAL DE UMA RODA AUTOMOTIVA UMA ABORDAGEM NUMÉRICA E EXPERIMENTAL. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O estudo das vibrações é de extrema importância dentro do contexto de projeto de sistemas automotivos, como carrocerias, suspensão, chassis, freios e direção. A partir da evolução das tecnologias, surgiram métodos e softwares capazes de realizarem análises cada vez mais próximas do real. Neste sentido, torna-se importante o monitoramento desse fenômeno, visto que as vibrações excessivas podem causar deflexões e falhas prematuras. A partir disso, aplicando estes conceitos à uma análise de uma roda automotiva, foi realizada uma abordagem comparativa do comportamento dinâmico experimental e computacional. Desenvolveu-se um modelo experimental, com condição livre-livre, e realizou-se impactos utilizando um martelo com diferentes tipos de ponteiras Alumínio, plástico e borracha. Foi observado que a ponteira de borracha é ideal para estudo em baixas frequências, não sendo a mais adequada para esse estudo. Sendo assim, optou-se pela utilização da ponteira metálica. A partir da Função Resposta em Frequência gerada após os impactos, foram extraídas 5 frequências naturais com seus respectivos modos. Essas frequências foram comparadas com as encontradas no modelo computacional desenvolvido através do software Hypermesh. Após a comparação, foi encontrado um erro médio de 2,27, chegando em 5,5 nos casos mais extremos. Através disso, foi possível validar as metodologias utilizadas. Apesar do erro significativamente baixo, o modelo convergiu. Porém existem possíveis fatores que podem contribuir para um modelo mais exato e otimizado utilização de corpo de prova em boas condições físicas, suspensão do corpo por elásticos, utilização de um software sem limitação para refinamento de malha, construção de uma geometria mais fiel e identificação da composição exata do material utilizado na construção da roda.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20221201610807

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joelisson Cristian da Silva e Universidade Federal de Lavras

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