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Título: PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE TRAÇÃO INTEGRAL PARA VEÍCULO BAJA SAE

Autoria de: Otavio Palmiro Menegatti

Orientação de: Francisco Scinocca

Presidente da banca: Francisco Scinocca

Primeiro membro da banca: Fabio Lucio Santos

Segundo membro da banca: Henrique Leandro Silveira

Palavras-chaves: 4x4, Baja, SAE, Dimensionamento, Componentes.

Data da defesa: 12/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 16/09/2022

Data da publicação: 16/09/2022

Referência: Menegatti, O. P. PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE TRAÇÃO INTEGRAL PARA VEÍCULO BAJA SAE. 2022. 181 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A tração nas quatro rodas, também chamada de 4?4 (quatro por quatro) ou 4WD, refere-se a um sistema de transmissão de dois eixos capaz de fornecer torque a todas as rodas simultaneamente. Este sistema pode se apresentar de maneira seletiva ou integral dependendo do modelo e das opções que ele possui. Tal sistema otimiza a tração e o controle do veículo, tanto para situações de segurança, como por exemplo, onde o clima afeta as condições das estradas, podendo promover uma falta de aderência do pneu para com as mesmas em terrenos com lama, neve, areia entre outras possíveis situações. Além disto, promove uma melhora na atuação do veículo em competições que se faz necessária a superação de obstáculos e se busca um melhor desempenho em cenários off-road. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um sistema de tração integral aplicado a um veículo mini Baja destinado a competições universitárias. Buscou-se elaborar um projeto capaz de suportar as condições adversas de funcionamento, bem como atender a regulamentação de segurança estipulada pela organização SAE. A metodologia abordada executou a definição de um projeto conceitual do veículo, avaliando fatores de interesses técnicos e do escopo financeiro. A partir da definição e seleção do melhor cenário de projeto, foram dimensionados e selecionados os componentes do sistema, engrenagens, eixos, chavetas, rolamentos e a caixa de redução, contando também com o desenvolvimento detalhado de cada um desses componentes com auxílio de ferramentas CAD. Além disto, foi realizada uma análise estrutural da caixa de redução através de softwares CAE, para a validação da segurança do componente, da sua eficiência de funcionamento e também uma otimização topológica para avaliar melhores cenários do sistema. Assim, é possível realizar o aprimoramento do componente em questões de peso e custo sem a perda de confiabilidade e resistência. Ao final, pode-se obter um sistema altamente eficiente, adequado as regras de segurança impostas pelo regulamento da competição e a realidade da equipe, promovendo assim um conjunto com um bom rendimento e que promove melhorias gerais para o veículo. E ainda podendo ser utilizado como base para projetos futuros e alterações em diversos componentes que fazer parte da rotina da equipe.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20221201621011

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Otavio Palmiro Menegatti e Universidade Federal de Lavras

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