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Título: ANÁLISE DE PARÂMETROS DE UM SISTEMA DE DIREÇÃO DO TIPO PINHÃO-CREMALHEIRA APLICADO EM UMA GEOMETRIA DE ACKERMANN

Título alternativo: ANALYSIS OF PARAMETERS OF A SYSTEM OF RACK PINION STEERING TYPE APPLIED TO A ACKERMANN GEOMETRY

Autoria de: Paulo Fonseca Dalcin

Orientação de: Fabio Lucio Santos

Presidente da banca: Fábio Lúcio Santos

Primeiro membro da banca: Francisco Scinocca

Segundo membro da banca: Dimas Jose Rua Orozco

Palavras-chaves: Geometria de Ackermann, Modelagem 3D, Mini Baja, Raio de curvatura, Comprimento do link de direção

Data da defesa: 13/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Dalcin, P. F. ANÁLISE DE PARÂMETROS DE UM SISTEMA DE DIREÇÃO DO TIPO PINHÃO-CREMALHEIRA APLICADO EM UMA GEOMETRIA DE ACKERMANN. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A geometria de um sistema de direção tem grande influência no comportamento de um veículo de baixa velocidade e também na resposta para o piloto. A geometria de Ackermann é utilizado para tais veículos, como é o caso de protótipos monopostos do tipo Mini Baja e veículos de passeio. Analisando a influência do posicionamento do sistema de direção no chassi de um veículo, pode-se determinar a influência isolada de tal sistema em um projeto genérico de direção. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da análise da influência de diferentes configurações de geometria de Ackermann em um veículo monoposto, validar um modelo desenvolvido em software de modelagem 3D e determinar a importância do posicionamento de um sistema de direção isolado do restante da geometria de suspensão. Com os resultados, foi possível validar o modelo desenvolvido no software e concluir que apenas dois parâmetros, raio de curvatura e comprimento do link de direção, possuem alta relevância em um projeto isolado de direção.

Abstract: The geometry of a steerling system has a huge influence on the behavior of a low-speed vehicle and also on the response to the driver. Ackermann??s geometry is used for this vehicle, such as ??Mini Baja?? single-seater prototypes and passenger vehicles. By analyzing the influence of the positioning of the steerling system on the chassis of a vehicle, it??s possible determinate the isolated influence of such system in a generic stterling design. This article aims to present the results of the analyze of the influence of different Ackermann geometry configuratins on single-seater vehicle, validate the model developed in 3D modeling software and determinate the importance of positioning on isolated steerling system from the rest of the suspension geometry. With the results, it was possible validate the model developed in the software and conclude that only two parameters, turn radius and tie rod linkage length have high importance in an isolated sterling sistem project.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20221201621035

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Fonseca Dalcin e Universidade Federal de Lavras

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