SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: ANÁLISE TERMODINÂMICA E ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO ACIONADO POR COLETORES SOLARES PARABÓLICOS

Autoria de: Leonardo da Silva Rocha

Orientação de: Dimas Jose Rua Orozco

Presidente da banca: Dimas Jose Rua Orozco

Primeiro membro da banca: Adriano Viana Ensinas

Segundo membro da banca: Marcio Montagnana Vicente Leme

Palavras-chaves: refrigeração, absorção, efeito, único, solar

Data da defesa: 14/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Rocha, L. d. S. ANÁLISE TERMODINÂMICA E ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO ACIONADO POR COLETORES SOLARES PARABÓLICOS. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: No presente trabalho, se apresentam os resultados de uma análise termodinâmica e econômica de um sistema de refrigeração por absorção de efeito único, com a mistura binária de brometo de lítio - água (BrLi????H2O) como fluido de trabalho. A energia térmica necessária para o funcionamento do sistema é fornecida por coletores solares de calha parabólica e um sistema de aquecimento auxiliar, além de conter um fan coil e um tanque de armazenamento de água gelada. O sistema proposto foi analisado para a cidade de São Benedito, localizada no estado do Ceará, sendo ela uma grande produtora de batata doce. Portanto, o sistema sugerido deve ser capaz de manter a batata doce resfriada em uma câmara fria a uma temperatura de 15 ??C e deve atender a uma capacidade de refrigeração de 15 kW (51182,13 BTUh). Os resultados foram obtidos através de uma modelagem realizada no software Engineering Equation Solver (EES), em que foi possível fazer o dimensionamento do campo solar e a modelagem termodinâmica do chiller de absorção. Além disso, os dados da irradiação solar foram coletados através do software System Advisor Model (SAM). Os resultados indicaram que a área do campo solar totaliza 122,4 m2. Durante a maior parte do dia, considerando os horários com irradiação solar, o sistema atendeu à demanda de carga térmica. Além disso, foi observado que o COP do sistema é afetado de acordo com a variação da temperatura do gerador, absorvedor e condensador. Os indicadores da análise econômica mostraram que para as condições atuais avaliadas, a implementação do projeto é inviável.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20221201720833

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leonardo da Silva Rocha e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo