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Título: Projeto e desenvolvimento cinemático de uma suspensão Double Wishbone para um carro da categoria FSAE.

Título alternativo: Kinematic design and development of a double wishbone suspension for a FSAE category car

Autoria de: Guilherme Dias Daud

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira

Primeiro membro da banca: Mauricio Francisco Caliri Junior

Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Suspensão Duplo-A, Simulação Computacional, Análise cinemática, Projeto mecânico, Engenharia Mecânica

Data da defesa: 08/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 10/03/2023

Data da publicação: 10/03/2023

Referência: Daud, G. D. Projeto e desenvolvimento cinemático de uma suspensão Double Wishbone para um carro da categoria FSAE.. 2023. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Sistemas de suspensão veiculares têm como objetivo garantir estabilidade, conforto e segurança para os ocupantes, absorvendo os impactos e transferências de carga gerados pelo deslocamento do mesmo ao longo de uma trajetória. Um carro de Formula SAE é um veículo de corrida que está sujeito à altas velocidades e curvas de raios curtos, exigindo um sistema projetado para tais requisitos. O trabalho consistiu em projetar, desenvolver e manufaturar um sistema de suspensão dianteiro e traseiro para o veículo da equipe de Formula SAE elétrico da UFLA, Hybrid Formula-e. Como metodologia, inicialmente foram definidos os limites de curso da suspensão e medidas principais de parâmetros geométricos da suspensão. O modelo escolhido foi o Double Wishbone, amplamente utilizado em veículos de corrida, devido à vantagem de possibilitar de diversos ajustes e configurações geométricas. Para os parâmetros iniciais, foram levados em consideração componentes que a equipe já dispunha e outros que planejava adquirir. Em seguida, foram definidos os requisitos do sistema, sendo eles manutenção da variação dos ângulos da suspensão dentro dos intervalos estabelecidos durante os fenômenos de rolagem, bump, e esterçamento, provendo um comportamento cinemático satisfatório maximização do atrito em situações de frenagem, curvas e acelerações adequada interação entre os sistemas acoplados à suspensão amortecimento dos impactos que seriam transmitidos diretamente ao chassi devido às irregularidades da pista sistema manufaturável de acordo com as realidades da equipe escolha de uma geometria de suspensão que seja possível de implementar em um veículo de FSAE, agregando todos os objetivos anteriores. Posteriormente, foi realizado o dimensionamento da suspensão, seguido das etapas de desenvolvimento conceitual, simulações cinemáticas e construção do sistema. Como resultados, o modelo de suspensão proposto e projetado atendeu aos critérios estabelecidos nas etapas iniciais, tendo em destaque o baixo custo de manufatura e os requisitos cinemáticos esperados. Foram obtidos gráficos de comportamento pelas simulações cinemáticas, em que foi possível maximizar ou minimizar parâmetros de interesse. Por fim, o sistema atendeu aos requisitos para a suspensão do carro da equipe Hybrid Formula-e, respeitando os critérios preconizados pelo regulamento da SAE

Abstract: Vehicle suspension systems aim to ensure stability, comfort and safety for occupants, absorbing impacts and load transfers generated by displacement along a trajectory. A Formula SAE car is a racing vehicle that is subject to high speeds and tight radius corners, requiring a system designed for such requirements. The work consisted of designing, developing and manufacturing a front and rear suspension system for the UFLA electric Formula SAE team vehicle, Hybrid Formula-e. As methodology, initially the suspension travel limits and main measurements of the suspensions geometric parameters were defined. The chosen model was the Double Wishbone, widely used in racing vehicles, due to the advantage of allowing different adjustments and geometric configurations. For the initial parameters, components that the team already had and others that it planned to acquire were taken into account. Next, the system requirements were defined, namely maintenance of the variation of the suspension angles within the established intervals during the phenomena of roll, bump, and steering, providing a satisfactory kinematic behavior maximization of friction when braking, cornering and accelerating proper interaction between the systems coupled to the suspension damping of impacts that would be transmitted directly to the chassis due to track irregularities manufacturable system according to the realities of the team choice of a suspension geometry that is possible to implement in an FSAE vehicle, adding all the previous objectives. Subsequently, the sizing of the suspension was carried out, followed by the stages of conceptual development, kinematic simulations and system construction. As a result, the proposed and designed suspension model met the criteria established in the initial stages, with emphasis on the low manufacturing cost and the expected kinematic requirements. Behavior graphs were obtained by kinematic simulations, in which it was possible to maximize or minimize parameters of interest. Finally, the system met the requirements for the suspension of the Hybrid Formula-e team car, respecting the criteria recommended by the SAE regulation.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20222201810829

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme Dias Daud e Universidade Federal de Lavras

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