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Título: MODELAGEM, ESTUDO DE TRANSMISSIBILIDADE DE VIBRAÇÃO E ANÁLISE PARAMÉTRICA DA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO DE PASSEIO

Título alternativo: MODELING, VIBRATION TRANSMISIBILITY STUDY AND PARAMETRIC ANALYSIS OF A PASSENGER VEHICLE SUSPENSION

Autoria de: Gabriel Macedo Cardoso dos Santos

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira

Primeiro membro da banca: Belisario Nina Huallpa

Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Ride, Conforto, Dinâmica Veicular, Transmissibilidade, Vibração.

Data da defesa: 11/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 14/12/2023

Data da publicação: 14/12/2023

Referência: Santos, G. M. C. d. MODELAGEM, ESTUDO DE TRANSMISSIBILIDADE DE VIBRAÇÃO E ANÁLISE PARAMÉTRICA DA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO DE PASSEIO. 2023. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A modelagem matemática de sistemas mecânicos é uma etapa de suma importância no desenvolvimento de projetos de engenharia, possibilitando o estudo da análise paramétrica do sistema através da manipulação dos dados de entrada, bem como da imposição de diversos inputs de características distintas. Essa etapa é, atualmente, realizada com auxílio de recursos computacionais como o software de cálculo matemático MATLAB®, permitindo prever o comportamento dinâmico do sistema, viabilizando melhorias sem a necessidade do preparo de protótipos e, portanto, reduzindo os custos e o tempo necessário para o desenvolvimento dos projetos. No presente trabalho foi realizado um estudo sobre suspensão automotiva utilizando os modelos com 2 graus de liberdade (14 de veículo) e com 7 graus de liberdade (veículo completo), os quais são apresentados no presente trabalho e submetidos aos inputs de lombada convencional e lombada com defasagem lateral. A análise da influência de valores de rigidez e amortecimento em um sistema de suspensão veicular auxiliam o processo de calibração do sistema, a fim de se obter a melhor configuração possível, considerando os resultados que se deseja atingir, que podem ser resultados de análises de Manobrabilidade, Conforto ou de Cinemática e Deformabilidade. Neste trabalho são avaliados, com foco em análise de conforto (Ride), os resultados obtidos para aceleração vertical, frequência natural e ângulos de pitch e roll, que são os ângulos referentes aos movimentos rotacionais em torno dos eixos y e x, respectivamente, consequentes da variação dos seguintes parâmetros do sistema massa suspensa, massa não-suspensa, rigidez de suspensão, rigidez de pneu e coeficiente de amortecimento. As análises de resultados, os quais se apresentam de forma coerente com o que se espera na prática, e que corroboram com o fato de que os modelos utilizados são satisfatórios em termos de representatividade do comportamento dinâmico de veículos de passeio, mostra que para um sistema de suspensão veicular, é possível manipular esses parâmetros isoladamente ou de forma combinada, para que atenda as especificações de conforto desejadas.

Abstract: Mechanical systems mathematical modeling is a stage of utmost importance on the development of engineering projects, enabling the study of systems parametric analysis by the manipulation of the entrance data. This stage is presently done with assistance of computational resources, as the mathematical calculation software MATLAB, that allows the prediction of the dynamical behavior of the system, allowing improvements without the need to prepare prototypes, reducing costs and time of projects development. In this work the automotive suspension was explored the models with 2 degrees of freedom (quarte-car model) and with 7 degrees of freedom (full vehicle model), both presented in this work and submitted to the inputs of conventional speed bumps and speed bumps with side lag. The analysis of the influence of stiffness and damping values on a vehicle suspension system assists the process of systems calibration, in order to obtain the best setup possible, considering the results that must be achieved, which can be results of Handling, Ride Comfort or Kinematics and Compliance analysis. In this work are evaluated, focusing on comfort analysis (Ride), the results obtained for vertical acceleration, natural frequency and pitch and roll angles, which refer to the rotational movement around the axles y and x, respectively, which are consequences of variation of the following system parameters sprung mass, unsprang mass, suspension stiffness, tire stiffness and damping coefficient. The results analysis, which present themselves coherently with what is expected practically and corroborate with the fact of the models used being satisfactory in terms of representativity of the dynamic behavior of passenger vehicles, shows that, for a suspension vehicular system, it is possible to manipulate these parameters isolated or combined, so that it meets the desired comfort specifications.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20232201710556

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Macedo Cardoso dos Santos e Universidade Federal de Lavras

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