SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: ANÁLISE ECONÔMICA DA ELETRIFICAÇÃO EM ÔNIBUS INTERMUNICIPAL

Título alternativo: ECONOMIC ANALYSIS OF THE ELECTRIFICATION OF THE INTERCITY BUS LINE

Autoria de: Pedro Henrick Avila Silva

Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Primeiro membro da banca: Dimas Jose Rua Orozco

Segundo membro da banca: Márcio Montagnana Vicente Leme

Palavras-chaves: substituição, veículo de transporte coletivo, viabilidade, veículos elétricos, análise

Data da defesa: 01/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Silva, P. H. A. ANÁLISE ECONÔMICA DA ELETRIFICAÇÃO EM ÔNIBUS INTERMUNICIPAL. 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A eletrificação dos veículos é algo que vem se tornando pauta, onde os ônibus elétricos exercem um papel fundamental na transformação dos sistemas de transporte público, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. A transição para essa tecnologia representa um passo significativo em direção a cidades mais sustentáveis e resilientes. Entretanto a viabilidade econômica das propostas de eletrificação ainda é algo a ser identificado, onde se visa entender em quais cenários ela é vantajosa. Visando identificar a viabilidade de possíveis substituições de veículos a combustão interna por veículos elétricos, esse trabalho objetiva realizar um estudo no transporte intermunicipal que opera entre as cidades de São João del Rei-MG e Lavras-MG. Incialmente foram coletados dados referentes às várias propostas de substituição, junto aos dados do veículo em uso na cidade, posteriormente foi realizada a identificação dos custos de cada plataforma, onde os mesmos são realizados com o auxílio da ferramenta para análises veiculares, PAMVEC. Por fim, foram utilizados métodos consolidados visando a identificação dos aspectos econômicos de cada powertrain. Os resultados mostram que a eletrificação baseada no cenário atual do transporte intermunicipal é viável, onde os veículos totalmente elétricos apresentaram valores mais satisfatórios nas análises econômicas em relação aos híbridos, isso se deve ao fato de que os custos com o ??combustível?? dos ônibus elétricos, no caso energia, foram significativamente menores.

Abstract: The electrification of vehicles is becoming a prominent topic, with electric buses playing a crucial role in transforming public transportation systems, providing environmental, social, and economic benefits. The transition to this technology represents a significant step toward more sustainable and resilient cities. However, the economic viability of electrification proposals is still something to be identified, aiming to understand in which scenarios it is advantageous. With the goal of identifying the feasibility of possible replacements of internal combustion engine vehicles with electric vehicles, this study aims to conduct research on intermunicipal transportation operating between the cities of São João del Rei and Lavras-MG. Initially, data related to various replacement proposals were collected, along with data from the vehicle currently in use in the city. The next step was to identify the costs of each platform, with the assistance of the vehicle analysis tool, PAMVEC. Finally, established methods were used to identify the economic aspects of each powertrain. The results show that electrification based on the current scenario of intermunicipal transportation is feasible, where fully electric vehicles presented more satisfactory values in economic analyses compared to hybrids. This is due to the fact that the costs of fuel for electric buses, in this case, energy, were significantly lower.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20232201711034

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrick Avila Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo