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Título: DISPOSITIVOS DE PONTA DE ASA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Título alternativo: WINGTIP DEVICES BIBLIOGRAPHICAL REVIEW

Autoria de: Anna Caroliny dos Santos Amaral

Orientação de: Fabio Lucio Santos

Presidente da banca: Fábio Lúcio Santos

Primeiro membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Segundo membro da banca: Henrique Bockmann Alves

Palavras-chaves: Arrasto Induzido, Ponta de Asa, Esteira de Turbulência, Winglet, Wingtip

Data da defesa: 14/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 19/12/2023

Data da publicação: 19/12/2023

Referência: Amaral, A. C. d. S. DISPOSITIVOS DE PONTA DE ASA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2023. 84 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A mobilidade aérea, impactada pelos custos dos combustíveis, busca incessantemente reduzir o consumo para aprimorar eficiência e competitividade e reduzir o impacto ambiental. Este estudo, elaborado seguindo os princípios do PRISMA, realiza uma revisão sistemática sobre dispositivos de ponta de asa, com foco nos winglets, que visão a redução do arrasto induzido e a melhoria do desempenho das aeronaves. Após a busca em bancos de dados e empresas aeroespaciais, 80 artigos foram selecionados para a análise final, sendo que 72,5 abordam as condições aerodinâmicas e 27,5 demonstram desdobramentos estruturais. As limitações identificadas concentram-se no custo computacional, manufatura e balanço de requisitos. Estudos de casos em aeronaves com dispositivos de ponta de asa indicam que a decisão de aplicar ou não esses dispositivos são multidisciplinares, envolvendo manufatura, cargas, estruturas, peso e aerodinâmica. A missão da aeronave desempenha um papel crucial na escolha, considerando os impactos estruturais e as limitações nas condições de aplicação. Apesar de aerodinamicamente os winglets não serem a forma mais eficiente de redução do arrasto induzido, e o aumento do alongamento da asa ser mais eficaz devido à sua proximidade com a distribuição de sustentação elíptica. No entanto, ao incorporar variáveis como limitações estruturais, de peso e de espaço no Gate, os winglets tornam-se atrativos, oferecendo aumento de eficiência com redução de impacto, dependendo das peculiaridades do projeto.

Abstract: Air mobility, influenced by fuel costs, relentlessly seeks to reduce consumption to enhance efficiency and competitiveness while minimizing environmental impact. This study, conducted following PRISMA principles, performs a systematic review of advanced wing devices, with a focus on winglets, aiming to reduce induced drag and enhance aircraft performance. After searching aerospace databases and companies, 80 articles were selected for the final analysis, with 72,5 addressing aerodynamic conditions and 27,5 demonstrating structural developments. Identified limitations primarily revolve around computational cost, manufacturing, and requirements balancing. Case studies on aircraft with wing devices indicate that the decision to apply these devices is multidisciplinary, involving manufacturing, loads, structures, weight, and aerodynamics. The aircraft mission plays a crucial role in the choice, considering structural impacts and limitations in application conditions. Although aerodynamically, winglets may not be the most efficient form of induced drag reduction, and increasing wing aspect ratio may be more effective due to its proximity to the elliptical lift distribution. However, incorporating variables such as structural limitations, weight, and gate space constraints, winglets become attractive, offering increased efficiency with reduced impact, depending on project peculiarities.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20232201711777

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anna Caroliny dos Santos Amaral e Universidade Federal de Lavras

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