SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO E TEOR DE FERRO NA FASE INTERMETÁLICA BETA-Al5FeSi EM LIGA DE ALUMÍNIO A356 CONTAMINADA POR FERRO

Autoria de: Hugo Dinalli Ribeiro

Orientação de: Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Presidente da banca: Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Primeiro membro da banca: Joelma Rezende Durão Pereira

Segundo membro da banca: Sandro Pereira da Silva

Palavras-chaves: Fundição, Comprimento, Caracterização, Amostras, Reciclagem

Data da defesa: 07/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 15/12/2023

Data da publicação: 15/12/2023

Referência: Ribeiro, H. D. INFLUÊNCIA DA TAXA DE RESFRIAMENTO E TEOR DE FERRO NA FASE INTERMETÁLICA BETA-Al5FeSi EM LIGA DE ALUMÍNIO A356 CONTAMINADA POR FERRO . 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: No cenário atual da manufatura industrial, há uma crescente tendência de uso de ligas leves, como alumínio e magnésio, impulsionada pela demanda por materiais mais suaves, com objetivo de diminuir o consumo de combustível. A extração de alumínio por meio do processo de eletrólise é um método que requer grande quantidade de energia, o que tem levado ao aumento do uso de ligas secundárias (recicladas) de alumínio. Contudo, como resultado da reciclagem, os níveis de ferro nessas ligas podem ser relativamente altos, propiciando a formação da fase intermetálica ?-Al5FeSi, conhecida por provocar efeitos negativos ao alumínio. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência do teor de ferro e as taxas de resfriamento no comprimento da fase ?-Al5FeSi na liga A356. Para tanto, uma liga secundária de alumínio A356 foi refundida com três condições diferentes de contaminação (0,2, 1 e 3 de peso em ferro) e duas condições de solidificação em molde metálico (em temperatura ambiente e pré-aquecido a 200ºC). As amostras foram retiradas de diferentes posições dos corpos de prova produzidos e caracterizadas através de Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e mapeamento EDS. Os intermetálicos ?-Al5FeSi identificados foram medidos com o software ImageJ®. Análises estatísticas foram realizadas no software Sisvar®, com o objetivo de correlacionar as medições com os teores de ferro e as taxas de resfriamento utilizadas. Além disso, foi possível analisar a influência estatística da posição da amostra no corpo de prova e da posição radial de caracterização da amostra no comprimento da fase ?-Al5FeSi. Os resultados indicaram que o aumento do teor de ferro favoreceu o desenvolvimento do intermetálico ?- Al5FeSi, enquanto a taxa de resfriamento não influenciou significativamente a morfologia e o comprimento da fase. A posição radial das amostras influenciou o comprimento da fase ?- Al5FeSi, sendo que a região externa apresentou fases menores. A posição longitudinal também apresentou influência na formação da fase intermetálica ?-Al5FeSi, porém sem um padrão definido.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_mecanica/20232201720848

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Hugo Dinalli Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo