Título: SEGREGAÇÃO E BENEFICIAMENTO DOS RESÍDUOS DE VIDRO GERADOS PELA RECICLAGEM DE VEÍCULOS EM FINAL DE VIDA ÚTIL
Título alternativo: SEGREGATION AND VALORIZATION OF GLASS RESIDUES FROM THE RECYCLING PROCESS OF END OF LIFE VEHICLES
Autoria de: Jonas Lima Carvalho
Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
Primeiro membro da banca: Henrique Leandro Silveira
Segundo membro da banca: Filipe Augusto Gaio de Oliveira
Palavras-chaves: Reaproveitamento, Reutilização, Ecologia, Poluição, Preservação
Data da defesa: 13/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 27/04/2021
Data da publicação: 27/04/2021
Referência: Carvalho, J. L. SEGREGAÇÃO E BENEFICIAMENTO DOS RESÍDUOS DE VIDRO GERADOS PELA RECICLAGEM DE VEÍCULOS EM FINAL DE VIDA ÚTIL. 2021. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A indústria automobilística mundial tem crescido de forma exponencial, e com a maior produção de veículos, consequentemente maior é a quantidade de resíduos gerada, seja na fabricação dos mesmos, durante sua vida útil ou até mesmo após o fim da mesma. No Brasil, na maioria das vezes tanto os carros quanto os resíduos provindos dos mesmos são depositados de forma negligente no meio ambiente, o que resulta em danos irreparáveis ao mesmo. Para que estes danos sejam minimizados, na cidade de Lavras ?? MG existe uma empresa que processa os veículos em fim de vida útil, segregando os distintos materiais presentes nos mesmos e os encaminhando para o devido processo particular de reciclagem. Porém dentre tais materiais, alguns apresentam difícil beneficiamento, sendo ainda descartados em aterros sanitários, agredindo a natureza da mesma maneira. Estes são conhecidos como resíduos críticos. Devido a isto, o objetivo do atual trabalho foi identificar, classificar e propor um destino correto aos diferentes tipos de materiais gerados no processo de reciclagem veicular. Para que isso fosse realizado, a princípio identificou-se todos os procedimentos realizados durante o processamento de um veículo e os respectivos resíduos obtidos. A partir de então, mediu-se a quantidade média de cada tipo de material resultante do processamento dos veículos, sendo possível a identificação do resíduo mais crítico em questão. Foi realizada uma revisão bibliográfica, com o intuito de propor métodos de beneficiamento para cada resíduo crítico obtido, com foco maior no caso mais grave, que foi o vidro. Para o mais agudo dos casos, paralelamente à revisão bibliográfica foi elaborada uma proposição para possível aplicação do mais viável método de processamento do mesmo na empresa em estudo, cujo objetivo é a segregação entre o filme PVB e o vidro dos para-brisas laminados. Contatou-se a existência de empresas da região, que possam porventura comprar os resíduos obtidos a partir do processamento dos para-brisas, e com base nisso foram realizadas cotações de custos e preços para verificar qual destino seria mais viável aos resíduos. Encontrou-se uma empresa que compra os para-brisas ??inteiros??, e outras duas que compram os resíduos que seriam obtidos a partir do processamento do vidro laminado. Com base nos cálculos de custo, concluiu-se que a princípio, a curto prazo, seria mais viável vender os para-brisas à empresa que os compra não processados. Para análise de qual medida tomar a longo prazo, deve-se realizar um estudo detalhado dos custos de implantação e manutenção do ferramental utilizado no processamento do vidro laminado, com o intuito de verificar a viabilidade financeira de tal.
Abstract: The Mondial automobilistic industry has been growing exponentially, and producing more vehicles, consequently bigger is the amount of produced waste, during the automobiles making, during its life or after finished it. In Brazil, most of the time the cars and it´s residues are placed on the environment in a negligent way, causing irreparable damages to the nature. With the intention of reduce these damages, in Lavras ?? MG city exist a company that process the end-of-life vehicles, separating the distinct materials from the car and sending each one to a particular recycling way. But among these materials, some have a difficult recycling process, and are sent to a landfill, attacking the nature by the same way. These wastes are known as critical residues. Due to it, the objective of this study was identify, classify and propose a correct destination to the different kinds of waste from the process of vehicle recycling. To accomplish it, first of all were identified all the procedures performed during the processing of a vehicle and the residues obtained. So, was measured the amount of each material obtained from a vehicle processing, becoming possible the identification of the most critical material. A literature review was made, with the intention of propose valorization methods to each critical residue obtained, focused on the most critical waste, the glass. To the worst situation, in parallel to the literature review was made a proposition to an application of the most practicable glass processing method on the analyzed company, with the objective of separate the glass and PVB film from the laminated windshield. The existence of companies in the region was confirmed, who may be able to buy the residues obtained from the windshield processing, and based on this, quotations of costs and prices were made to verify which destination would be more viable to the residues. A company was found to buy ??integral?? windshields, and two others to buy the waste that would be obtained from the processing of laminated glass. Based on cost calculations, it was concluded that, in the short term, it would be more viable to sell windshields to the company that buy unprocessed ones. In order to analyze which way to take in the long term, a detailed study of implantation costs and maintenance of the tools used in the processing of laminated glass must be carried out, in order to verify the financial viability of such.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47378
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jonas Lima Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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