SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: BRIQUETES DE BAGAÇO DE CANA COM ADIÇÃO DE LIGNINA KRAFT AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS E CARACTERIZAÇÃO DO BIO-ÓLEO

Autoria de: Karen Leticia Sanchez Costa

Orientação de: Rafael Farinassi Mendes

Coorientação de: Tiago Jose Pires de Oliveira

Presidente da banca: Rafael Farinassi Mendes

Primeiro membro da banca: Tiago José Pires Oliveira

Segundo membro da banca: Raphael Nogueira Rezende

Terceiro membro da banca: Carine Setter

Quarto membro da banca: Maira Reis de Assis

Palavras-chaves: Biomassa lignocelulósica, briquetagem, pirólise lenta, resíduos, Compactação.

Data da defesa: 24/05/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 27/06/2019

Data da publicação: 27/06/2021

Referência: Costa, K. L. S. BRIQUETES DE BAGAÇO DE CANA COM ADIÇÃO DE LIGNINA KRAFT AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS E CARACTERIZAÇÃO DO BIO-ÓLEO. 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O bagaço de cana de açúcar é um resíduo industrial, com elevado potencial energético. Entretanto devido à sua baixa densidade, a compactação deste resíduo é uma alternativa que visa promover maior densidade energética, e facilitar o transporte e estocagem desses combustíveis sólidos. A lignina Kraft, também é um resíduo industrial, que possui elevada estabilidade térmica, devido a suas propriedades químicas. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes concentrações de lignina Kraft como agente aglutinante, nas propriedades físicas e mecânicas dos briquetes. E também caracterizar o bio-óleo produzido a partir da pirólise lenta dos briquetes. Foram produzidos briquetes sem lignina, com 10, 25, 50 de adição de lignina Kraft em relação a massa de bagaço de cana. A compactação ocorreu em uma prensa hidráulica sob pressão de 17 MPa e temperatura de 140 ?C, durante 8 minutos. Para a avaliação das propriedades dos briquetes realizou-se os testes de análise imediata da biomassa, densidade aparente, expansão longitudinal, resistência à compressão diametral e combustibilidade. A pirólise lenta foi realizada para obtenção do bio-óleo, e foi realizada nas temperaturas de 300?C, 400?C e 500?C. A caracterização do bio-óleo obtido, foi realizada por meio de uma cromatografia gasosa com espectrômetro de massa. Os resultados indicaram que a adição de lignina Kraft favoreceu o processo de compactação dos briquetes, promovendo assim maior densidade aparente e resistência a compressão diametral dos briquetes e também promovendo estabilidade térmica a estes. A pirólise dos briquetes indicou que a presença de lignina influenciou nos compostos obtidos pela análise do bio-óleo, apresentando compostos mais ramificados e com maior número de hidroxilas em suas cadeias orgânicas. Os briquetes com adição de 50 de lignina Kraft apresentaram resultados mais distintos em relação aos demais tratamentos analisados. Contudo todos os tratamentos avaliados apresentaram se aptos de serem empregados para fins energéticos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_quimica/20191201420803

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43851

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karen Leticia Sanchez Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo