SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: AVALIAÇÃO DA EMISSÃO DE PARTÍCULAS TOTAIS EM SUSPENSÃO DE ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO EM ÁREA DE MINERAÇÃO DE CALCÁRIO EM ARCOS - MG

Autoria de: Pedro Filipe de Assis Marcal

Orientação de: Cristiane Alves Pereira

Presidente da banca: Cristiane Alves Pereira

Primeiro membro da banca: Irineu Petri Júnior

Segundo membro da banca: Wellerson Juliano Eleuterio

Palavras-chaves: particulado, poluição, mineração, polímero, supressão

Data da defesa: 09/09/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 24/11/2021

Data da publicação: 24/11/2021

Referência: Marcal, P. F. d. A. AVALIAÇÃO DA EMISSÃO DE PARTÍCULAS TOTAIS EM SUSPENSÃO DE ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO EM ÁREA DE MINERAÇÃO DE CALCÁRIO EM ARCOS - MG. 2021. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: É notório que a poluição do ar vem aumentando dia após dia. As atividades humanas estão, cada vez mais, prejudicando o ar e alterando as características da atmosfera terrestre. Os materiais particulados são uma classe de poluentes que tem um grande efeito negativo para a saúde humana e para o equilíbrio dos ecossistemas. Diante disso, os objetivos do trabalho foram realizar análise das distribuições granulométricas para o material particulado coletado em dois pontos distintos (via que liga o escritório central ao refeitório e embarque ferroviário de fundentes) da CSN Cimentos ?? unidade Arcos e avaliar estatisticamente o banco de dados dos dois amostradores de grande volume (um localizado a montante da mina bocaina e o outro na comunidade Boca da Mata) da empresa, antes e após o início da utilização de um polímero supressor de poeira em suas vias. As análises granulométricas foram feitas utilizando o granulômetro a laser Mastersizer 3000E e os parâmetros estatísticos calculados para avaliar a população amostral foram médias aritméticas mensais, médias geométricas anuais, coeficientes de correlação de Pearson e boxplots. Os resultados encontrados na análise estatística foram comparados com padrões ambientais estabelecidos pela resolução CONAMA nº 4912018. Avaliando os resultados gerais, percebeu-se que as partículas da amostra coletada no embarque ferroviário de fundentes se mostraram maiores que as da amostra coletada na via que liga o escritório central ao refeitório. Para os dados dos amostradores, o trabalho mostrou que 5,16 de todos os dados coletados no amostrador a montante da mina e 17,05 de todos os dados coletados no amostrador da comunidade Boca da Mata estão acima dos padrões ambientais. Além disso, no amostrador da comunidade Boca da Mata, a média geométrica anual extrapola o limite legal em todos os anos, já no amostrador a montante da mina isso aconteceu em 2015, 2017 e 2020. Outra constatação importante foi a de que a porcentagem de pontos que excedem o limite ambiental subiu para ambos os amostradores após a inserção do polímero nas atividades da empresa (aumento de 2,62 pontos no amostrador a montante da mina e 24,34 no amostrador da comunidade Boca da Mata). Os dois amostradores possuem uma correlação classificada como fraca. Pôde-se perceber que fatores como sazonalidade, localização dos amostradores e quantidade de vendas das empresas da região alteram significativamente a emissão dos MP, como mostram os resultados coletados nos amostradores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_quimica/20211201521119

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53740

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Filipe de Assis Marcal e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo