SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E A FABRICAÇÃO DE COMPRIMIDOS

Autoria de: Natalia Menezes Figueiredo

Orientação de: Natalia Maira Braga Oliveira

Presidente da banca: Natalia Maira Braga Oliveira

Primeiro membro da banca: Nathan Sombra Evangelista

Segundo membro da banca: Junara Joice Teixeira

Palavras-chaves: setor farmacêutico, fabricação de medicamentos, comprimidos, padrão de qualidade, validação de processos

Data da defesa: 20/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 30/04/2022

Data da publicação: 30/04/2022

Referência: Figueiredo, N. M. A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E A FABRICAÇÃO DE COMPRIMIDOS. 2022. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A produção de medicamentos é um dos ramos produtivos mais importantes na economia mundial e tende a crescer cada vez mais por diversas razões, como o aumento da expectativa de vida da população, o aumento de doenças crônicas e uma crescente mercantilização da atenção relacionada a área da saúde. Diante disso, o presente trabalho buscou relatar a história e o cenário econômico da indústria farmacêutica nacional e mundial, bem como o processo produtivo geral de medicamentos comercializados como comprimidos, os testes de padrão de qualidade realizados e a validação de processos no setor farmacêutico. Para isso, o estudo foi desenvolvido como uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir do discernimento técnico de pesquisa bibliográfica, utilizando livros (como, por exemplo, o de Shreve e Brink Jr., clássico sobre processos químicos industriais), publicações (artigos científicos, monografias, dissertações, entre outras), além de publicações e normas de instituições governamentais e de outras específicas do setor, como por exemplo, do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas (Sindusfarma). Através desses insumos bibliográficos consultados, foi possível verificar que a indústria farmacêutica se desenvolveu principalmente após a Segunda Guerra Mundial e, até hoje, o setor é considerado oligopolista, visto que é controlado por poucas grandes empresas inovadoras e que detêm o monopólio de princípios ativos, como, por exemplo, dos Estados Unidos, Japão e China. Apesar disso, especialmente em razão da fabricação de medicamentos genéricos, existem vários outros países que vêm ganhando força no mercado, como o Brasil. O comprimido, sendo a forma farmacêutica sólida mais consumida no mundo, é composto basicamente pelo princípio ativo e pelos excipientes, esses sendo substâncias inertes que possuem funções variadas e o princípio responsável pela ação farmacológica. Os comprimidos podem ser obtidos pelas técnicas de compressão direta, granulação por via seca ou por via úmida e seu processo consiste, de maneira geral, nas etapas de pesagem, mistura, compressão e blistagem. Como a eficácia terapêutica dos medicamentos depende da qualidade do produto, a análise laboratorial físico-química e microbiológica é fundamental, sendo realizada desde as matérias-primas e insumos de materiais de embalagem que serão utilizados, os produtos intermediários, até o produto acabado. Por fim, constatou-se que a validação de processos é primordial visto ser responsável por avaliar e averiguar se um determinado medicamento é capaz de ser produzido de maneira consistente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_quimica/20212201710589

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54786

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natalia Menezes Figueiredo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo