SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO MIX DE PRODUÇÃO SOBRE A EFICIÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO EM UM BIOPARQUE INDUSTRIAL

Título alternativo: IMPACT EVALUATION OF THE PRODUCTION MIX ON THE EFFICIENCY OF THE PRODUCTION PROCESS IN AN INDUSTRIAL BIOPARK

Autoria de: Lucas Chaves de Brito

Orientação de: Gilson Campani Junior

Coorientação de: Danilo Aparecido da Silva

Presidente da banca: Prof. Dr. Gilson Campani Junior

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Luciano Jacob Corrêa

Segundo membro da banca: Prof. Dr. Guilherme Vieira Pimentel

Terceiro membro da banca: Eng. Danilo Aparecido da Silva

Palavras-chaves: Sucroenergético, Environmental, Social and Governance, Bioparque de energia, Eficiência industrial

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 01/08/2023

Data da publicação: 01/08/2023

Referência: Brito, L. C. d. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO MIX DE PRODUÇÃO SOBRE A EFICIÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO EM UM BIOPARQUE INDUSTRIAL. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O panorama mundial vem se alterando com frequência na busca por energias renováveis, principalmente no que tange ao meio ambiente, para o qual o setor sucroenergético ganha ainda mais espaço, aumentando sua eficiência e indo em busca de maior produtividade. Para isso, levam-se em consideração as Políticas de ??Environmental, Social and Governance?? (ESG), que dizem respeito à geração de valor econômico aliado a preocupações com as questões ambientais, sociais e a governança corporativa. No setor sucroenergético, o etanol, o açúcar e a energia produzidos são parte dos produtos obtidos nas usinas, tendo como matéria-prima principal a cana-de-açúcar. O processo produtivo do etanol se diferencia da produção do açúcar nas etapas adicionais de fermentação e destilação, as quais impactam nos cálculos da eficiência geral industrial (EGI). Visou-se com o presente trabalho comparar o desempenho industrial de uma usina onde há separação do processo para produção de açúcar e de etanol. Para isso, foram analisados dados reais da planta, a fim de identificar os parâmetros que resultam na diferença da EGI quando se tem um mix de produção açucareiro e alcooleiro. Foi constatado que quando o mix é voltado para a produção do açúcar a EGI é maior, pois há menores perdas de eficiência. Já para o mix alcooleiro, há maiores perdas de eficiência, em especial na etapa de fermentação, processo que depende de leveduras, a qual pode ser impactada pela temperatura, microrganismos contaminantes e a própria viabilidade celular das leveduras, tornando assim o processo mais complexo de ser controlado. Vale ressaltar, que a fermentação é impactada com perdas de açúcares no mosto desde a fábrica de açúcar. O mel final sofre uma redução do Brix, o que afeta o processo fermentativo como um todo, reduzindo assim sua eficiência. Desse modo, pode-se concluir que o mix de produção é uma variável importante que afeta diretamente a EGI, sendo que o processo de fabricação de açúcar possui uma maior recuperação de fábrica, obtendo assim uma maior eficiência.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_quimica/20231201521188

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Chaves de Brito e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo