SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Filosofia

Título: A QUESTÃO DA FILOSOFIA É A QUESTÃO DESTE PRESENTE QUE É O QUE SOMOS

Autoria de: Miguel da Silva Fonseca

Orientação de: Luiz Roberto Takayama

Presidente da banca: Luiz Roberto Takayama

Primeiro membro da banca: Renato dos Santos Belo

Segundo membro da banca: Roney Wagner Vieira

Palavras-chaves: Michel Foucault, filosofia, presente, diagnóstico, biografia.

Data da defesa: 05/07/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 08/07/2019

Data da publicação: 08/07/2019

Referência: Fonseca, M. d. S. A QUESTÃO DA FILOSOFIA É A QUESTÃO DESTE PRESENTE QUE É O QUE SOMOS. 2019. 108 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho se constitui como um estudo introdutório que busca proporcionar uma reflexão crítica acerca da constituição do sujeito pesquisador da forma mais bela possível a partir da biografia de Michel Foucault. Desse modo, nossa pesquisa dedica-se a uma abordagem biográfica e bibliográfica elecando alguns acontecimentos que de alguma forma refletiram na produção intelectual e no posicionamento político de Michel Foucault. Ela encontra-se estruturada em quatro capítulos, cada capítulo é dedicado a um período da vida do filósofo do seguinte modo o primeiro capítulo parte do ano de 1926, momento em que Foucault nasce, e se estende até 1962, quando ele conclui sua formação acadêmica o segundo capítulo inicia-se no ano de 1963 e vai até 1970, momento conhecido como arquealógico no qual o filósofo se dedica as análises do ????saber???? o terceiro capítulo situa-se entre os anos de 1971 e 1979, período em que seu engajamento político é mais acentuado e suas análises se voltam para as relações de ????poder???? por fim, o quarto capítulo é dedicado aos últimos anos da vida de Foucault, nos quais suas publicações tomam como campo principal o tema do ????sujeito????, ou ainda, os ????modos de subjetivação????. Essa estrutura foi pensada de modo que o trabalho empreendido aqui pudesse se constituir como um curso a ser ministrado no ensino médio, conforme se verifica na segunda parte deste trabalho. Assim, realizamos um recorte específico nos textos foucaultianos buscando analisar alguns pontos de modo claro e acessível aos alunos dessa etapa do ensino. Ressaltamos que os conceitos aqui expostos não seguem uma ordem cronológica segundo o momento em que surgem no pensamento foucaultiano, eles são apresentados de acordo com nossa argumentação, isto é, em relação ao conteúdo que apresentamos em um determinado momento.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
filosofia/20191201410075

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44153

Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Miguel da Silva Fonseca e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo