SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Filosofia

Título: O IDEAL TRANSCENDENTAL UMA ANÁLISE DA IDEIA DE DEUS NA FILOSOFIA TEÓRICA DE KANT

Autoria de: Edson Ferreira da Silva

Orientação de: Emanuele Tredanaro

Presidente da banca: Emanuele Tredanaro

Primeiro membro da banca: João Geraldo Martins da Cunha

Segundo membro da banca: Federico Orsini

Palavras-chaves: filosofia moderna, epistemologia, idealismo transcendental, Crítica da razão pura, Dialética transcendental

Data da defesa: 29/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 06/12/2021

Data da publicação: 06/12/2021

Referência: Silva, E. F. d. O IDEAL TRANSCENDENTAL UMA ANÁLISE DA IDEIA DE DEUS NA FILOSOFIA TEÓRICA DE KANT. 2021. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de pesquisa os diferentes aspectos da abordagem de Kant à ideia de Deus, ou Ideal transcendental, na Dialética transcendental da Crítica da razão pura. A abordagem de Kant à ideia de Deus pode ser distinguida em três momentos, em cada um deles procurou-se destacar alguns dos principais problemas levantados pela bibliografia secundária a fim de compreender aos vários aspectos que a ideia teológica assume na filosofia teórica de Kant. O primeiro deles diz respeito à origem da ideia de Deus como natural da razão humana, mediante a busca da razão pela unidade e a suposição do incondicionado como um objeto dado, processo que é chamado por Kant de ilusão transcendental. Nesse ponto, procura-se analisar como Kant expõe esse processo, como define as três ideias transcendentais e como defende que a ilusão é inevitável. Além disso, também procura-se analisar como Kant aborda a ação da ilusão transcendental na discussão específica da ideia de Deus através dos conceitos de ser realíssimo e ser necessário. O segundo momento diz respeito à impossibilidade de uma prova da existência de Deus. Nesse ponto, analisa-se, além das críticas voltadas aos procedimentos dogmáticos de cada uma das provas, a tese de Kant de que a existência não pode ser um predicado real. Por fim, o terceiro momento aborda o uso legítimo dessa ideia como um princípio regulativo do conhecimento empírico. Aqui o foco é na discussão sobre o status da unidade da razão como princípio regulativo e no modo como a ideia de Deus pode ser importante para atingir essa unidade sistemática. A partir disso o que se procurou mostrar é como Kant ressignifica o papel filosófico do conceito de Deus ainda na filosofia teórica, deslocando-o de um objeto de uma teologia racional para um princípio regulativo da razão.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
filosofia/20211201710378

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54349

Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Edson Ferreira da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo