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Título: O CONHECIMENTO NEGATIVO DE DEUS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO

Autoria de: Marcio Adriano da Silva Paulo

Orientação de: Arthur Klik de Lima

Presidente da banca: Arthur Klik de Lima

Primeiro membro da banca: Meline Costa Sousa

Segundo membro da banca: Renato dos Santos Belo

Palavras-chaves: Epistemologia, conversão aos fantasmas, quididade, ente material, ente imaterial.

Data da defesa: 28/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 09/05/2022

Data da publicação: 09/05/2022

Referência: Paulo, M. A. d. S. O CONHECIMENTO NEGATIVO DE DEUS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO. 2022. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O conhecimento intelectual humano, de acordo com Tomás de Aquino no ??tratado sobre o homem??, inicia-se na afecção dos sentidos pelos entes materiais. A tese do filósofo quanto ao conhecimento dos entes materiais é que esse conhecimento ocorre por meio de um processo abstrativo a natureza do ente material (quididade). O modo de operação do intelecto humano evidencia sua necessidade de sempre voltar-se para as representações imaginárias (conversio ad phantasmata). Essa necessidade é apresentada como um direcionamento natural do intelecto. Entretanto, quando se trata do conhecimento dos entes imateriais, surge a problemática como o intelecto humano pode conhecer os entes imateriais se o modo de sua operação, no estado da vida presente, pressupõe a abstração dos fantasmas e que, por sua vez, são provenientes do ente material? É sabido que dos entes imateriais como a alma humana, os anjos e principalmente Deus, como sugere a questão 84 em seu artigo sétimo da Suma Teológica, não há fantasmas para a abstração do objeto próprio do entendimento humano, uma vez que não há neles nenhuma condição material. Ao tratar dessa problemática Tomás de Aquino assume a posição do Pseudo-Dionísio Areopagita, na questão 84 em seu artigo sétimo, segundo qual o intelecto humano não poderia conhecer a Deus senão como causa, ultrapassamento e remoção (tríplex via), e, portanto, indireta e negativamente. A questão 88 da Suma Teológica, que trata do conhecimento dos entes imateriais e superiores segue essa mesma via restritiva. Neste sentido, para a compreensão da problemática propomos investigar o modo do conhecimento humano no que tange os entes materiais ?? que é aquilo que o intelecto humano conhece primeiro ??, para depois investigarmos o modo como é possível ao intelecto humano conhecer os entes imateriais. O procedimento se fundamenta na condição do conhecimento humano para ascender dos entes materiais aos imateriais, que é justamente possibilidade de comparação (per comparationem).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
filosofia/20212201810701

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55031

Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcio Adriano da Silva Paulo e Universidade Federal de Lavras

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