SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: Aprendendo a trabalhar com projetos a busca de novos mundos como problematização para o estudo de leis de Newton e leis de conservação

Autoria de: Sônia Maria Cecatto Pedroso Silva

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Palavras-chaves: metodologia, projeto, prática, aprendendo, Newton

Data da defesa: 16/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Silva, S. M. C. P. Aprendendo a trabalhar com projetos a busca de novos mundos como problematização para o estudo de leis de Newton e leis de conservação . 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Ensinar como professor exige estudo, formação e preparo, não só dos conteúdos a serem ensinados, mas também de como ensinar e é necessário também que se saiba por que, para quê ensinar e para quem se vai ensinar. O desejo de proporcionar um ensino que tivesse significado para os aprendizes e de aprender como trabalhar com a metodologia por projetos, motivou este trabalho. O objetivo desta pesquisa foi verificar a potencialidade da proposta do Ensino por Projetos em conjunto com a apropriação dessa estratégia pela professora. A partir de uma problematização relacionada às viagens espaciais, os estudantes tiveram contato com conceitos da mecânica newtoniana numa perspectiva investigativa, crítica e reflexiva. O trabalho foi desenvolvido com cinco estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola particular localizada no município de Lavras, MG. A pesquisa de caráter qualitativo fez uso do diário de campo em conjunto com as produções acadêmicas dos estudantes, pelos quais verificou-se a potencialidade da metodologia, ao observar os estudantes motivados para o trabalho e construindo seu conhecimento a partir daquilo que os interessava. O uso dos registros, análises e reflexões sobre a própria prática ao longo de todo o processo possibilitou uma apropriação da metodologia. Para ensinar é preciso aprender para si, com leveza, seriedade, disciplina e confiar que o outro é capaz de também fazê-lo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20192201220220

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44804

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sônia Maria Cecatto Pedroso Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo