SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: RELAÇÕES INTERPESSOAIS INVESTIGANDO A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Autoria de: Washington Expedito de Carvalho

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Alexandre Bagdonas Henrique

Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Palavras-chaves: Relação Professor Aluno, Amizade na Sala de Aula, Ensino de Física, Pesquisa Bibliográfica, Entrevista.

Data da defesa: 04/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Carvalho, W. E. d. RELAÇÕES INTERPESSOAIS INVESTIGANDO A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido com o objetivo de investigar se as relações interpessoais entre professor e aluno potencializa o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Física. Ao iniciarmos a pesquisa, nos focamos na pesquisa bibliográfica, identificando que o tema é pouco explorado na área do Ensino de Física. Assim, direcionamos a pesquisa para obter os pontos de vista de estudantes e de um professor de Física sobre as questões acerca das interações interpessoais que os envolviam, em especial, as interações afetivas. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Ijaci, Minas Gerais, através de entrevistas com um professor de Física e estudantes do ensino médio regular que tinham aulas com esse mesmo professor. Com base nos dados coletados, foram investigadas opiniões a respeito das relações interpessoais como potencializadora dos processos de ensino e de aprendizagem como afetividade, amizade e respeito entre professor e aluno. Os dados da entrevista estão em acordo com os referenciais bibliográficos. Estudantes e professor compartilham da ideia de que processos de ensino e de aprendizagem satisfatórios passam por uma boa relação, uma boa afetividade entre professores e estudantes, passa pelo respeito mútuo, pelo carinho de um com o outro. Esse estudo pode fazer com que pesquisadores e formadores de professores reflitam sobre a necessidade de investigar e exaltar sobre a importância de estabelecer relações de afeto e amizade na sala de aula. Espera-se que através das palavras dos estudantes, professores em exercício, gestores, reconheçam que este pode ser um dos caminhos para promover uma educação ampla, além de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20192201311165

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44798

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Washington Expedito de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo