SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: A PROFESSORA MALUQUINHA A BUSCA POR UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA

Título alternativo: The little bit crazy teacher the search for a reflective look on the practice itself

Autoria de: Maria Juanna Lima Hermeto

Orientação de: Iraziet da Cunha Charret

Coorientação de: Jefferson Adriano Neves

Presidente da banca: Iraziet da Cunha Charret

Primeiro membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Terceiro membro da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Palavras-chaves: Identidade Docente, Professor Reflexivo, Prática Profissional, Professor, Ensino de Física

Data da defesa: 11/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 16/12/2019

Data da publicação: 16/12/2019

Referência: Hermeto, M. J. L. A PROFESSORA MALUQUINHA A BUSCA POR UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA. 2019. 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que apresenta o olhar auto reflexivo de uma professora em formação ao analisar a sua prática docente, dentro da perspectiva da reconstrução racional da história da própria prática educacional. O objetivo do trabalho é retratar as reflexões, desde a proposição à realização, de uma sequência de ensino, e a importância desse processo no desenvolvimento da identidade docente. Como metodologia, foi elaborada uma Sequência de Ensino (SE), que foi desenvolvida com estudantes do 30 ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Lavras, durante o ano de 2018. A SE serviu de ponto de partida para as reflexões, subsidiadas a partir de referências como Mion (2009) e Pimenta (1996). Assumir uma postura reflexiva mostrou-se relevante para a construção de uma maior consciência sobre a realidade da profissão docente e seus desafios, contribuindo assim para o processo de construção da identidade docente.

Abstract: The present work consists of a qualitative research that presents the gaze of a reflective teacher when analyzing her teaching practice, within the perspective of rational reconstruction of the history of the educational practice itself. The objective of this paper is to portray a reflective process of professional practice itself, from the proposition to the accomplishment of a teaching sequence, and its importance in the development of a teaching identity. As a methodology, a Teaching Sequence was elaborated and applied, which served as a starting point for the reflections, subsidized by references such as Mion (2009) and Pimenta (1996). Taking a reflective posture proved relevant to a greater awareness of the reality of a teacher????s profession and its challenges, thus contributing to the process of building the teaching identity.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20192201520680

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44792

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Juanna Lima Hermeto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo