SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: DISCUTINDO CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA COM OS ESTUDANTES DOS PERÍODOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFLA

Autoria de: Bruno Fernandes Garcia

Orientação de: Iraziet da Cunha Charret

Presidente da banca: Iraziet da Cunha Charret

Primeiro membro da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Segundo membro da banca: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Palavras-chaves: FMC, análise, formação, ensino, concepções

Data da defesa: 09/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Garcia, B. F. DISCUTINDO CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA COM OS ESTUDANTES DOS PERÍODOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFLA. 2019. 202 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho consiste na análise e reflexão das discussões realizadas dentro de seis aulas de uma hora e quarenta minutos cada, que foram construídas no formato de um minicurso, abordando algumas das temáticas de Física Moderna e Contemporânea e que foi desenvolvido com estudantes do 2 período do curso de Licenciatura em Física da UFLA. Dentro desse minicurso, o objetivo é verificar a aplicabilidade e qual a verdadeira necessidade dos pré-requisitos exigidos, usualmente, para a abordagem desses tópicos, além de ser uma forma de aguçar a curiosidade e motivar os estudantes a permanecerem no curso, visto que estes tópicos só serão aprofundados nos períodos finais do curso de graduação. Também foi feita uma investigação acerca de alguns pré - requisitos necessários, nos quais os estudantes apresentam defasagens conceituais, avaliando-se quais deles são de fato importantes, para se inserir e discutir FMC. Dentre estes tópicos estão tópicos de ondulatória, eletromagnetismo, limites da física clássica, entre outros. Foram utilizados questionários, com questões específicas, com o intuito de identificar para cada encontro e tema, os problemas específicos apresentados pelos estudantes. Essas atividades foram desenvolvidas nas aulas de uma disciplina introdutória com alunos ingressantes do curso de licenciatura em física, em consenso com o professor responsável, que permitiu o seu desenvolvimento. Trabalhos e pesquisadores na área indicam que é importante inserir e discutir tópicos de FMC desde cedo na formação dos estudantes, mesmo no Ensino Médio, apontando como justificativas o contato com o mundo da pesquisa atual em física, as indicações dos documentos oficiais sobre a reformulação dos conteúdos abordados nas aulas de física no ensino médio, a atração de jovens para a carreira acadêmica e a possibilidade de discutir os conhecimentos que a ciência e a tecnologia proporcionam à população. Além disso, indicam também que os temas de FMC são os que mais influenciam os estudantes na escolha de Física para suas futuras profissões. Assim, a temática das aulas foi construída com o objetivo de investigar, se é possível desenvolver e discutir FMC sem a necessidade de se ter conhecimentos específicos formais prévios. Verificou-se que é possível isso, porém em algumas atividades, ficou evidente que há a necessidade de pré-requisitos, bem como um tempo maior para discussões posteriores. Também, a partir dos questionários, foi realizado uma breve reflexão de suas aplicações e analisados, de forma a relacionar com o objetivo do trabalho. Por fim, deseja-se que este seja um material de apoio para professores do ensino médio, de forma a ser um material de formação continuada e que inspire o uso em sala de aula, com o potencial de ser uma maneira de instigar e alimentar a curiosidades dos estudantes, de forma a continuarem no curso de física e que reflitam sobre o uso de tais temas no ensino de física em suas vidas profissionais futuras.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20192201610702

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44801

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruno Fernandes Garcia e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo