SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: UMA ABORDAGEM DO PRINCÍPIO DA INCERTEZA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA BNCC

Título alternativo: AN APPROACH TO THE UNCERTAINTY PRINCIPLE IN HIGH SCHOOL FROM THE PERSPECTIVE OF BNCC

Autoria de: Maira Duarte Passos

Orientação de: Jefferson Adriano Neves

Coorientação de: Helena Libardi

Presidente da banca: Jefferson Adriano Neves

Primeiro membro da banca: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Terceiro membro da banca: Iraziet da Cunha Charret

Palavras-chaves: Princípio da Incerteza, Física Moderna e Contemporânea, BNCC, Ensino de Física, Sequência de Ensino

Data da defesa: 07/07/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 16/07/2021

Data da publicação: 16/07/2023

Referência: Passos, M. D. UMA ABORDAGEM DO PRINCÍPIO DA INCERTEZA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA BNCC. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Diante dos desafios de planejar ações que envolvam os conceitos de física moderna contemporâneano ensino médio, foi utilizado o princípio da incerteza de Heisenberg para a compreensão damecânica quântica e da realidade em que vivemos. O presente trabalho propõe despertaro interesse pela ciência nos estudantes, atender os direcionamentos da BNCC, e cuidar da necessidade de fazer uma aproximação entre a realidade dos estudantes e a complexidade doséculo XXI. Com isso, o intuito foi discutir e aprofundar a Física Moderna e o Princípio daincerteza dentro do currículo de Física no Ensino Médio. Também foi proposta uma sequênciade ensino, separada em três atividades para articular tal conceito considerando a BNCC. Ainda,proporcionar novas possibilidades de práticas pedagógicas para que o professor possa ter subsídios e condições de despertar a curiosidade, o interesse pelo conhecimento científico, criatividade, comunicação e a motivação do estudante para a disciplina de Física.

Abstract: Faced with the challenges of planning actions involving the concepts of contemporary modernphysics in high school, it was Heisenberg??s uncertainty principle for understanding of quantummechanics and our reality. This work proposes to make students more interested in science, meetthe guidelines of the BNCC, and take care to bring the reality of students closer to the complexityof the 21st century. With that, the intention was to discuss deeper the Modern Physics and theUncertainty Principle within the Physics curriculum in High School. A teaching sequence wasalso proposed, separated in three activities to articulate this concept considering a BNCC. Also,provide new possibilities for pedagogical practices so with that the teacher can have subsidiesand conditions to arouse curiosity, interest in scientific knowledge, creativity, communication anda student??s motivation for the discipline of Physics.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20202201520684

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maira Duarte Passos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo