SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA UMA REVISÃO DA LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES

Título alternativo: ARTICULATIONS BETWEEN PHYSICS TEACHING AND EDUCATION IN ASTRONOMY A REVIEW OF THE LITERATURE IN THESES AND DISSERTATIONS

Autoria de: Paulo Henrique do Nascimento

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Iraziet da Cunha Charret

Segundo membro da banca: Alexandre Bagdonas Henrique

Palavras-chaves: Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Pesquisa Bibliográfica, Ensino Médio, Produtos Educacionais.

Data da defesa: 15/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Nascimento, P. H. d. ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA UMA REVISÃO DA LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES. 2022. 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Considerando a potencialidade da astronomia como tema que pode contextualizar e problematizar o ensino de física, este trabalho se propõe a investigar as seguintes questões Como o tema tem sido levado às salas de aula, que conceitos de física têm sido contemplados, que estratégias têm sido utilizadas, quais as fundamentações e motivos têm sido apresentados e finalmente quais os resultados alcançados? Deste modo, buscou-se identificar através de uma pesquisa bibliográfica os trabalhos que contemplem temas de astronomia e verificar as articulações com o ensino de Física. O levantamento foi realizado a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e, para responder nosso questionamento, foram selecionados apenas os trabalhos que apresentam propostas que possam ser desenvolvidas nas aulas de Física para o ensino médio, seja de caráter disciplinar ou interdisciplinar. Numa primeira análise dos trabalhos que contemplam o tema astronomia, verifica-se a predominância da Física em comparação às demais áreas. Em re

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20221201810108

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Henrique do Nascimento e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo