SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: Física Forense O Ensino de Física através da Investigação da tragédia do Titanic

Título alternativo: Forensic Physics Teaching Physics through the Investigation of the Titanic Tragedy

Autoria de: Yuri Martins Alves

Orientação de: Iraziet da Cunha Charret

Presidente da banca: Iraziet da Cunha Charret

Primeiro membro da banca: Helena Libardi

Segundo membro da banca: Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva

Palavras-chaves: Física forense, Ensino, Investigação, Argumentação, Resolução de problemas.

Data da defesa: 01/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 07/09/2022

Data da publicação: 07/09/2022

Referência: Alves, Y. M. Física Forense O Ensino de Física através da Investigação da tragédia do Titanic. 2022. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta didática que abordasse conteúdos de Física presentes no currículo escolar do Ensino Médio através da utilização do filme Titanic, onde os alunos deverão se passar por peritos e investigar as causas do acidente a partir de algumas cenas do filme. A princípio, foi feita uma discussão a respeito de algumas metodologias de ensino utilizadas na proposta, como o ensino por investigação, ensino por argumentação, ensino por problematização e resolução de problemas, além de aspectos relacionados à Ciência Forense. Logo após, foi feito um detalhamento da revisão bibliográfica desenvolvida no trabalho, o qual abordou aspectos como os termos chave escolhidos, os critérios de escolha dos documentos e os resultados obtidos. Em seguida, é apresentada a proposta onde são discutidos os problemas elaborados, bem como as possibilidades de utilização dos mesmos em sala de aula. Vale ressaltar que a proposta não foi implementada em nenhuma turma, muito pelo fato da mesma ter sido desenvolvida durante a pandemia da Covid-19, o que dificultou de forma considerável o contato com a sala de aula. Por fim, aparecem as considerações finais, onde é feito um relato a respeito dos pontos relevantes do trabalho como um todo.

Abstract: The present work had as objective the elaboration of a didactic proposal that approached contents of Physics present in the school curriculum of the High School through the use of the movie Titanic, where the students must pass themselves as experts and investigate the causes of the accident from some scenes of the movie. At first, a discussion was made about some teaching methodologies used in the proposal, such as teaching by investigation, teaching by argumentation, teaching by problematization and problem solving, in addition to aspects related to Forensic Science. Soon after, a detailed review of the literature developed in the work was carried out, which addressed aspects such as the key terms chosen, the criteria for choosing the documents and the results obtained. Then, the proposal is presented where the problems elaborated are discussed, as well as the possibilities of using them in the classroom. It is worth mentioning that the proposal was not implemented in any class, mainly because it was developed during the Covid-19 pandemic, which made contact with the classroom considerably difficult. Finally, the final considerations appear, where a report is made about the relevant points of the work as a whole.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20221201810619

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Yuri Martins Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo