SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: A Astronáutica como tema em aulas de Física na Educação Básica

Título alternativo: Astronautics as a theme in Basic Education??s Physics classes

Autoria de: Saulo Batista Souza

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antonio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Alexandre Bagdonas Henrique

Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Palavras-chaves: Alfabetização Científica, Educação em Astronomia, Ensino de Física, exploração espacial, intervenções didáticas

Data da defesa: 12/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 23/09/2022

Data da publicação: 23/09/2022

Referência: Souza, S. B. A Astronáutica como tema em aulas de Física na Educação Básica. 2022. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Com o objetivo de contribuir com a alfabetização científica dos estudantes da educação básica, buscando uma educação mais comprometida, por meio do Ensino de Física, procurou-se desenvolver propostas de atividades utilizando a Astronáutica como tema estruturante para se ensinar Física e aspectos das ciências na Educação Básica. Neste intuito, foi realizada uma busca por trabalhos que abordam o tema em sala de aula. Constatando-se um número pouco expressivo, ampliou-se a busca por informações disponibilizadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB), pela European Space Agency (ESA), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) para aprofundamento no tema e com potencialidade de tornarem-se materiais didáticos na construção de propostas de ensino. As propostas utilizaram atividades que buscam dar sentido ao que está sendo estudado pelos estudantes. Foram desenvolvidas duas propostas que trabalham conteúdos de Luz, Óptica, História e Natureza d

Abstract: In order to contribute to the scientific literacy of basic education students, seeking a more committed education, through Physics Teaching, we sought to develop proposals for activities using Astronautics as a structuring theme to teach Physics and aspects of science in Basic Education. To this end, a search was carried out for works that address the topic into the classroom. Noting a low number of works, the search including information from the Agência Espacial Brasileira (AEB), the European Space Agency (ESA), the Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) and the National Aeronautics and Space Administration (NASA) was expanded to deepen the theme and with the potential to become teaching materials in the construction of teaching proposals. The proposals used activities that seek to give meaning to what is being studied by the students. Two proposals were developed that work with contents of Light, Optics, History and Nature of Science, in addition to bringing discussions about CTSA and their inter

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20221201811046

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Saulo Batista Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo