SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: Uma Proposta de Minicurso Abordando Conceitos de Partículas Elementares

Título alternativo: A Proposed Mini-Course Addressing Concepts of Elementary Particles.

Autoria de: Lincoln Keller Cassemiro

Orientação de: Iraziet da Cunha Charret

Presidente da banca: Iraziet da Cunha Charret

Primeiro membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Segundo membro da banca: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Palavras-chaves: Ensino de Física, Partículas Elementares, Relato Reflexivo, Formação Inicial, Física Moderna e Contemporânea.

Data da defesa: 17/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 21/03/2023

Data da publicação: 21/03/2023

Referência: Cassemiro, L. K. Uma Proposta de Minicurso Abordando Conceitos de Partículas Elementares. 2023. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Embora temas de física moderna e contemporânea despertem a curiosidade dos estudantes e recebam bastante atenção na mídia, eles raramente são ensinados na educação básica. Isso se deve a vários obstáculos, incluindo a rigidez matemática, a falta de recursos didáticos apropriados e a dificuldade na formação inicial e continuada de professores. Buscando alternativas para lidar com esses problemas, foi elaborado um minicurso com o objetivo de fazer uma introdução conceitual à física de partículas elementares sem a necessidade de pré-requisitos matemáticos avançados. A partir do seu desenvolvimento, foi redigido um relato reflexivo sobre as atividades realizadas, no qual foram discutidas tanto as limitações quanto as potencialidades dessa abordagem. Assim, foi possível chegar à conclusão de que, embora hajam aspectos que mereçam ser reconsiderados, as atividades desenvolvidas foram bem-sucedidas ao suscitar discussões enriquecedoras sobre o tema, promovendo a participação ativa dos alunos em todo o processo.

Abstract: Although topics in modern and contemporary physics pique students curiosity and receive considerable attention in the media, they are rarely taught in basic education. This is due to various obstacles, including mathematical rigidity, lack of appropriate teaching resources, and difficulty in initial and continuing teacher training. Seeking alternatives to deal with these problems, a mini-course was developed with the aim of providing a conceptual introduction to elementary particle physics without the need for advanced mathematical prerequisites. From its development, a reflective report was written on the activities carried out, in which both the limitations and potentialities of this approach were discussed. Thus, it was possible to conclude that, although there are aspects that deserve reconsideration, the activities developed were successful in eliciting enriching discussions on the subject, promoting active student participation throughout the process.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20222201821039

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lincoln Keller Cassemiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo