SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: ANÁLISE CRÍTICA DO USO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO FÍSICA

Título alternativo: CRITICAL ANALYSIS OF THE USE OF JOURNALISTIC TEXTS IN TEACHING PROPOSALS INVOLVING PHYSICS

Autoria de: Amanda Rodrigues dos Santos

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Segundo membro da banca: Daiane Manoelina Lopes Freitas

Palavras-chaves: Pesquisa Bibliográfica, Ensino de Física, Divulgação Científica, Reportagens, Notícias

Data da defesa: 10/04/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 11/04/2023

Data da publicação: 11/04/2023

Referência: Santos, A. R. d. ANÁLISE CRÍTICA DO USO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO FÍSICA. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A influência dos meios de comunicação em nossas vidas, incluindo aqueles que divulgam informações científicas, tem sido cada vez mais intensa desde o surgimento da internet e das redes sociais. Nesse contexto, é importante considerar a inclusão de textos jornalísticos que abordem temas científicos na sala de aula, o que pode proporcionar diversos benefícios, como uma aprendizagem contextualizada, o estímulo ao hábito de leitura, o aumento do interesse pela ciência e o desenvolvimento de um espírito crítico nos estudantes. Contudo, os textos jornalísticos não são produzidos com a finalidade de serem utilizados na sala de aula. Desse modo, torna-se necessária uma adaptação desse recurso, geralmente promovida pelo docente através do planejamento de uma proposta didática. Nesse contexto, esta pesquisa bibliográfica buscou por dissertações e teses que apresentam propostas didáticas que utilizam textos jornalísticos nas aulas de Física no Ensino Médio. O objetivo foi investigar, sob uma perspectiva qualitativa e dialética, as principais características dos usos dos textos jornalísticos nas propostas elaboradas e desenvolvidas nesses trabalhos. A pesquisa identificou as principais razões pelas quais professores de Física do Ensino Médio utilizam textos jornalísticos com temática científica em suas aulas, bem como as estratégias adotadas e os resultados alcançados. Embora os textos jornalísticos apresentem diversas potencialidades, constatamos que as propostas didáticas examinadas não exploraram plenamente todo o potencial desses textos, já que se concentraram principalmente em explicar e contextualizar os conceitos científicos sem promover uma visão mais crítica em relação à ciência divulgada pela mídia e aos meios de comunicação.

Abstract: The influence of media on our lives, including those that disseminate scientific information, has been increasingly intense since the emergence of the internet and social networks. In this context, it is important to consider the inclusion of journalistic texts that address scientific themes in the classroom, which can provide various benefits such as contextualized learning, stimulation of reading habits, increased interest in science, and the development of a critical spirit in students. However, journalistic texts are not produced with the purpose of being used in the classroom. Therefore, it becomes necessary to adapt this resource, usually promoted by the teacher through the planning of a didactic proposal. In this context, this literature review sought dissertations and theses that present didactic proposals that use journalistic texts in physics classes in high school. The objective was to investigate, from a qualitative and dialectical perspective, the main characteristics of the uses of journalistic texts in the proposals elaborated and developed in these works. The research identified the main reasons why high school physics teachers use journalistic texts with scientific themes in their classes, as well as the strategies adopted and the results achieved. Although journalistic texts present several potentialities, we found that the examined didactic proposals did not fully explore the potential of these texts since they focused mainly on explaining and contextualizing scientific concepts without promoting a more critical view of the science disseminated by the media and communication channels.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20222202010177

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda Rodrigues dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo