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Título: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE FÍSICA

Título alternativo: ANALYSIS OF THE IMPLEMENTATION OF HYBRID TEACHING IN PHYSICS EDUCATION

Autoria de: Daiane Beatriz Costa

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Helena Libard

Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Palavras-chaves: Pandemia, Pandemia Covid-19, Ensino Híbrido, Ensino de Física, Revisão Bibliográfica

Data da defesa: 28/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 04/08/2023

Data da publicação: 04/08/2023

Referência: Costa, D. B. ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE FÍSICA. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A pandemia da Covid-19 impôs muitas mudanças na rotina das pessoas, devido à necessidade de tomar medidas de distanciamento social. Entre vários setores, podemos destacar o da educação aqueles com recursos em acesso, vivenciaram uma outra realidade, com o ensino remoto. Como consequência, esta realidade, que foi imposta pela pandemia, deu origem à inúmeros debates realizados por pessoas envolvidas no setor da educação sobre o modelo remoto adotado durante esse período, dessa forma, veio à tona discussões sobre o ensino híbrido na educação. Sendo assim, considerando possíveis mudanças na educação, nas escolas, em particular no Ensino de Física, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica do ensino híbrido na educação, especificamente no Ensino de Física, identificando as perspectivas da implementação do modelo na área e realizando apontamentos e reflexões. Destaca-se neste trabalho os relatos que trazem referências à eficiência da metodologia, no que diz respeito a aspectos como rotina e multiplicidade de informações como relevantes para a aprendizagem. De modo geral, notamos boas respostas e teve boa adaptação e receptividade dos alunos na maior parte dos resultados obtidos. No entanto, foram encontrados alguns problemas de ordem técnica, como a falta de acesso à internet e recursos. Assim, consideramos que metodologias utilizadas no Ensino Híbrido podem contribuir para o Ensino de Física, entretanto, não reconhecemos que estas são inerentes a esse modelo de ensino.

Abstract: The Covid-19 pandemic has imposed many changes in peoples routines, due to the need to take social distancing measures. Among several sectors, we can highlight education, those with resources in access experienced another reality, with remote education. As a consequence, this reality that was imposed by the pandemic, gave rise to numerous debates carried out by people involved in the education sector about the remote model adopted during this period, thus, discussions about hybrid teaching in education came to the fore. Thus, considering possible changes in education, in schools, in particular in Physics Teaching, the present work presents a bibliographic review of hybrid teaching in education, specifically in Physics Teaching, identifying the perspectives of the implementation of the model in the area and making notes and reflections. This work highlights the reports that bring references to the efficiency of the methodology, with regard to aspects such as routine and multiplicity of information as relevant to learning. In general, we noticed good responses and had good adaptation and receptivity of the students in most of the results obtained. However, some technical problems were encountered, such as lack of internet access and resources. Thus, we consider that methodologies used in Hybrid Teaching can contribute to Physics Teaching, however, we do not recognize that these are inherent to this teaching model.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20231201710255

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daiane Beatriz Costa e Universidade Federal de Lavras

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