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Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS UMA PROPOSTA DE ENSINO

Título alternativo: THE FORMATION PROCESS OF CHEMICAL ELEMENTS A TEACHING PROPOSAL

Autoria de: Guilherme Gabriel Oliveira

Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel

Presidente da banca: Dr. Antônio Marcelo Martins Maciel

Primeiro membro da banca: Dra. Helena Libardi

Segundo membro da banca: Dr. Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Palavras-chaves: Nucleossíntese, Nucleogênese, Astrofísica, Tabela Periódica, Fusão Nuclear

Data da defesa: 25/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 31/07/2023

Data da publicação: 31/07/2023

Referência: Oliveira, G. G. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2023. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, apresentar a origem e a formação dos elementos químicos, fator ligado diretamente à evolução do universo, que compreende o nascimento, a vida e a morte das estrelas, ou seja, sua evolução desde o surgimento do universo. Além disso, buscou-se também a elaboração de uma proposta de ensino que abrangem os conceitos necessários para o entendimento do tema. Para tal, houve uma pesquisa bibliográfica para esclarecer como estes conteúdos foram trabalhados e como estão abordados no ensino. Os resultados dessa busca mostraram que não há muitas tentativas de levar o tema para o ensino, ficando, assim uma possibilidade de abordagem na educação básica. A origem e evolução do universo passou por diversas etapas, como a formação e a evolução estelar assim, para se compreender a origem dos elementos químicos, foi necessário abordar diferentes tópicos e conceitos, como a nucleossíntese e a nucleogênese, processos responsáveis pela formação dos elementos leves no Big Bang, como o hidrogênio, deutério, hélio e lítio, e pela formação dos núcleos atômicos, respectivamente. A proposta de ensino se trata de uma sequência didática, dividida em algumas aulas com conceitos necessários para a compreensão dos conteúdos, como os átomos, modelos atômicos, tabela periódica e os processos da fusão nuclear, parte fundamental e característica na vida das estrelas. Espera-se que este trabalho possa auxiliar professores da educação básica na elaboração e aplicação de aulas com temas de astrofísica.

Abstract: In this work intended to present the origin and formation of chemical elements. It is a factor directly linked to the evolution of the universe, which comprises the birth, life and death of stars, their evolution since the emergence of the universe. In addition, it was also to elaborate a teaching proposal that covers the concepts necessary for the understanding of the subject. For this, there was a bibliographical research to clarify how these contents were worked and how they were approached in teaching. The results of this search showed that there are not many attempts to bring the subject to teaching, thus leaving a possibility of approaching it in basic education. The origin and evolution of the universe went through several stages, such as stellar formation and evolution, thus, in order to understand the origin of chemical elements, it was necessary to address different topics and concepts, such as nucleosynthesis and nucleogenesis, processes responsible for the formation of light elements in the Big Bang, such as hydrogen, deuterium, helium and lithium, and by the formation of atomic nuclei, respectively. The teaching proposal is a didactic sequence, divided into some classes with concepts necessary for understanding the contents, such as atoms, atomic models, the periodic table and the processes of nuclear fusion, a fundamental and characteristic part of the life of stars. It is expected that this work can help basic education teachers in the elaboration and application of classes with astrophysics themes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20231201710275

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme Gabriel Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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