SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Física

Título: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA EM HIDROSTÁTICA

Título alternativo: REFLECTIONS ON THE DEVELOPMENT OF AN INVESTIGATIVE SEQUENCE IN HYDROSTATICS

Autoria de: Alax Wener Batista

Orientação de: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Presidente da banca: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva

Primeiro membro da banca: Helena Libardi

Segundo membro da banca: Jefferson Adriano Neves

Terceiro membro da banca: Daiane Manoelina Lopes Freitas

Palavras-chaves: Ensino de física, Atividade investigativa, Professor-reflexivo, Sequência didática, Hidrostática

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 02/08/2023

Data da publicação: 02/08/2023

Referência: Batista, A. W. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA EM HIDROSTÁTICA. 2023. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: No presente trabalho, é discutido a partir de um relato de experiência, as reflexões sobre a própria prática de um professor de física, no processo de construção de uma sequência didática com uma abordagem investigativa, baseada nos conceitos e leis fundamentais que regem o estudo da estática dos fluidos, e no desenvolvimentos da mesma, com estudantes matriculados em uma disciplina inicial de uma universidade federal. É apresentada a sequência didática construída e utilizada na pesquisa, como também os relatos das aulas desenvolvidas em sala. As reflexões foram feitas em cima destes relatos, que giraram em torno da postura do professor frente à turma, o desenvolvimento das atividades experimentais de cunho investigativo e o envolvimento entre o professor e o aluno. Destaca-se a importância de fazer uma reflexão sobre a própria prática para o desenvolvimento pessoal e profissional de um professor, na busca pela autonomia, autoconhecimento e um trabalho de qualidade

Abstract: In the present work, reflections on the physics teachers own practice are discussed based on an experiential account, focusing on the process of developing an inquiry-based didactic sequence grounded in the fundamental concepts and laws governing the study of fluid statics. This sequence was designed and implemented with students enrolled in an introductory course at a federal university. The constructed didactic sequence and the accounts of the classroom activities are presented as part of the research. The reflections revolve around the teachers approach to the class, the implementation of investigative experimental activities, and the interaction between the teacher and the students. The importance of self-reflection for a teachers personal and professional development is emphasized, aiming for autonomy, self-awareness, and a commitment to delivering high-quality education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
fisica/20231201720539

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alax Wener Batista e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo