SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autoria de: Maria da Silva Maximiano

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Charles Nascimento Tavares

Segundo membro da banca: Walkiria França Vieira e Teixeira

Palavras-chaves: Tecnologia, ensino, lingua, portuguesa, vantagens

Data da defesa: 24/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/07/2021

Data da publicação: 08/07/2021

Referência: Maximiano, M. d. S. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta investigação sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa busca relacionar as vantagens e desvantagens de sua utilização para o aprimoramento da escrita dos alunos. Considera-se que o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa tem apresentado mudanças significativas com o avanço da tecnologia digital, que, mesmo sem aceitação e consentimento pleno dos atores educacionais, produz mudanças comportamentais e direciona os contextos educacionais a revisitarem as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo geral apontar o impacto das tecnologias digitais no ensino da língua portuguesa. Especificamente objetiva-se citar as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia digital em sala de aula. Para se alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, buscando a análise de bibliografia sobre o tema. Para a construção do objeto da análise, foram realizadas pesquisas na base de dados da plataforma Sucupira, e selecionadas duas dissertações de mestrado (GONÇALVES, 2015) e (ABRÃO, 2015) e uma tese de doutorado (SALGADO, 2017). Conclui-se que as tecnologias devem ser utilizadas como aliadas a tarefa de ensinar a escrever. Aprender a língua usando os mais diversos meios tecnológicos, significa uma inclusão social, tornando o aluno capaz de buscar informações, ler, interpretar as mais variadas linguagens. Conclui-se que o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula contribui para despertar o interesse dos alunos para o conteúdo a ser trabalhado, sendo indispensável que o professor tenha conhecimento e preparo para trabalhar utilizando-os.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711175

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47956

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria da Silva Maximiano e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo