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Título: A formação humanizadora da Literatura reflexões para a prática docente.

Título alternativo: LITERATURE HUMANIZING EDUCATION REFLECTIONS FOR THE TEACHING PRACTICE

Autoria de: Edimeia Deolindo Braz Paula

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andrea Portolomeos

Primeiro membro da banca: Glauco Soares Joaquim

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Terceiro membro da banca: Raquel Márcia Fontes Martins

Palavras-chaves: Ensino, Literatura, Teoria Literária, Escola, básica.

Data da defesa: 14/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 22/06/2021

Data da publicação: 22/06/2021

Referência: Paula, E. D. B. A formação humanizadora da Literatura reflexões para a prática docente.. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo aborda a importância dos textos literários para uma formação emancipadora dos discentes da escola básica. Antonio Candido advoga que a linguagem literária nos humaniza na medida em que permite, por meio de uma grande possibilidade de significações, o exercício criativo do imaginário e da subjetividade do leitor. As reflexões abordadas aqui têm como objetivo sugerir caminhos, por meio da discussão de diversas teorias literárias, para que o docente possa mediar a leitura de textos literários nas escolas. Assim, o artigo considera a importância da Teoria Literária para o melhor conhecimento da linguagem literária pelo professor no processo ensino-aprendizagem na escola básica. O trabalho tem ainda como suporte teórico os estudos de Portolomeos, Cosson, Proença Filho e Zilberman.

Abstract: This article discusses the importance of literary texts for basic school students?? emancipatory education. Antonio Candido advocates that literary language humanizes us as it allows, through a great possibility of meanings, the creative exercise of the imaginary and of the reader subjectivity. The reflections addressed here aim to suggest ways, through the discussion of several literary theories, so that the teacher can mediate the reading of literary texts at schools, considering BNCC guidelines. Thus, the article considers the importance of Literary Theory for the better knowledge of literary language by the teacher in the teaching-learning process at basic school. The work also has as theoretical support the studies of Portolomeos, Cosson, Proença Filho and Zilberman.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711178

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47747

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Edimeia Deolindo Braz Paula e Universidade Federal de Lavras

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