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Título: LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autoria de: Monica Elisiane Ferreira

Orientação de: Julio Cesar Machado

Coorientação de: Não Tem

Presidente da banca: Júlio Cesar Machado

Primeiro membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Segundo membro da banca: Thatiane Ruas

Palavras-chaves: Aluno surdo, Alfabetização e Letramento, Análise do Discurso, Bilinguismo, Língua Portuguesa.

Data da defesa: 16/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Ferreira, M. E. LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre as práticas de letramento (leitura e escrita) de alunos surdos numa perspectiva de transformação social. O arcabouço teórico desta pesquisa foram os estudos de Alfabetização e letramento, à luz de Magda Soares Os estudos da Análise do Discurso, à luz de Eni Orlandi as discussões sobre a Língua Brasileira de Sinais ?? Libras o ensino bilíngue e as práticas de letramento para alunos surdos. A pesquisa foi descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura, realizada com 25 artigos dos anos de 2016 a 2020. A base de dados utilizada foi o Google Acadêmico e a pesquisa foi realizada utilizando operadores booleanos. Os descritores foram ??surdez?? OR ??surdo?? AND ??língua de sinais?? AND ??Alfabetização e letramento?? OR ??alfabetização?? AND ??letramento?? AND ??Transformação?? AND ??social??. A análise dos dados foi realizada considerando duas caracterizações Características das publicações Desafios dos professores de Língua Portuguesa e pelos alunos surdos no processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos visando à Língua Portuguesa como segunda língua. Os resultados desta pesquisa apontaram que letramento, escrita e leitura para alunos surdos se tornam um desafio pelo fato de que a Língua Portuguesa é a segunda língua deste sujeito, o que poderá resultar em uma grande dificuldade no aprendizado, e por isso, novas abordagens de se letrar esses sujeitos ainda carecem de trabalhos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711179

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47754

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Monica Elisiane Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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