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Título: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA VÍRGULA EM CONTEXTOS DIVERSOS USO, CONCEPÇÕES E RELAÇÕES DE SENTIDO.

Título alternativo: A DISCURSIVE ANALYSIS OF THE COMMA IN DIFFERENT CONTEXTS USE, CONCEPTIONS AND SENSE RELATIONS.

Autoria de: Vinícius Ferreira da Cunha

Orientação de: Julio Cesar Machado

Presidente da banca: Doutor Júlio César Machado

Primeiro membro da banca: Doutora Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Doutora Taísa Robuste

Palavras-chaves: Vírgula, Relações, Discurso, Sentido, Enunciados.

Data da defesa: 21/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 06/07/2021

Data da publicação: 06/07/2021

Referência: Cunha, V. F. d. UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA VÍRGULA EM CONTEXTOS DIVERSOS USO, CONCEPÇÕES E RELAÇÕES DE SENTIDO.. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como tema a análise da vírgula em contextos diversos, seja no tocante ao seu uso e a sua concepção, seja no que se refere às relações de sentido produzidas por ela. Nesse viés, o objetivo principal do trabalho é analisar a vírgula como um objeto que constrói sentidos nas relações discursivas, nos enunciados, ou seja, além das prescrições gramaticais, de modo que se procurou explicá-la num vértice que não se limita à gramática normativa, considerando-se também as ideologias dos sujeitos envolvidos, a posição de quem fala eou de quem ouve, os subentendidos, as formações imaginárias, as antecipações e outros. Como metodologia, usou-se de uma pesquisa exploratória, com um método bibliográfico e uma técnica qualitativa, a partir de um referencial teórico pautado na análise do discurso e corpus diversos, a saber, um livro literário que trata sobre a vírgula (????Ora, vírgulas????) e uma gramática normativa que proporcionou a observação de enunciados distintos, como um poema sobre o assunto em pauta e construções em que a vírgula figurou como protagonista e construtora de sentidos. Por conseguinte, após análise dos enunciados, observou-se que a utilização da vírgula não se explica somente a partir de regras gramaticais, haja vista que até os estudiosos se divergem sobre essa temática isto é, a colocação ou não da vírgula numa construção tem a ver com os sentidos, é passível de rompimentos e rupturas, não é transparente, depende do momento de produção do discurso e das pessoas envolvidas nele, sendo, acima de tudo, desuniforme.

Abstract: This study addresses the analysis of the comma in different contexts, either regarding its use and conception, or the meanings produced by it. In this sense, the main goal of this work is to analyze the comma as an object that creates meanings in discourse relations or in statements. In other words, in addition to prescriptive grammar, we tried to explain it in a way that is not limited to normative grammar. We also considered the ideologies of the subjects involved, the position of the speaker andor the listener, implicit information, imaginary formations, anticipations, among others. The exploratory research was the method applied in this study, which encompasses a bibliographic method and a qualitative technique, based on a theoretical framework of discourse and corpus analyses. Additionally, we used a literary book about commas, Ora, vírgulas!, and a normative grammar that allowed the observation of different statements, such as a poem about the given subject and statements in which the comma was the protagonist and creator of meanings. Therefore, after analyzing the statements, we noticed that the use of the comma is not explained only by grammatical rules ???? even scholars have different opinions about this topic. In this regard, the use of the comma in a statement is related to the meanings. It may break, it is not transparent, and it depends on the moment of speech production and the people involved in it. Most importantly, the use of the comma is uneven.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711189

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47616

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinícius Ferreira da Cunha e Universidade Federal de Lavras

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