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Título: O Esvaziamento da Transcendência e a Redenção pela Arte em Ricardo Reis

Autoria de: Francisco José Barix Neto

Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa

Presidente da banca: Dr. Rodrigo Garcia Barbosa

Primeiro membro da banca: Dr.ª Gabriela Farias da Silva

Segundo membro da banca: Dr.ª Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Palavras-chaves: Ricardo Reis, Transcendência, Imanência, Pessoa, Redenção.

Data da defesa: 09/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 14/06/2021

Data da publicação: 14/06/2021

Referência: Neto, F. J. B. O Esvaziamento da Transcendência e a Redenção pela Arte em Ricardo Reis. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar o esvaziamento da transcendência (mundo do espírito) e a redenção pela arte na poética de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935). Para isso, foi apresentado um panorama histórico do ocaso da transcendência ocidental, a partir do declínio da Idade Média e do surgimento do Renascimento europeu, como ponto de partida do espírito científico moderno que, acentuando o caráter descritivo da realidade, através da linguagem matemática, tornou opaca a natureza. O papel da transcendência é trazido para análise, bem como o da arte, ao demonstrar que a busca pelo sentido da vida é um traço comum no homem. A crítica cultural, a partir de autores como Eric Voegelin (1901-1985) e Glenn Hughes (1951), que fazem uma análise da sociedade moderna a partir do abalo de suas bases transcendentes, é o meio pelo qual se pretende conduzir o presente trabalho. Por sua vez, a situação de Portugal no início do século XX, herdeiro do processo de materialização da cultura, é analisada, bem como o aparecimento de Fernando Pessoa no cenário cultural português. Ricardo Reis, heterônimo de Pessoa, é apresentado como o poeta que proporá uma organização metafísica do homem moderno. Para isso, buscou-se demonstrar como ele manifesta essa recuperação dos caminhos previstos na Antiguidade Clássica, que se delimitam ao aceitarem a transcendência, desde que não diferenciada da realidade material. Mas Reis não se limita, como fica exposto, a apresentar a transcendência na imanência, também reduz a transcendência radical, mais especificamente a cristã, à dimensão material, imanente, para que surja o novo homem português. E como redenção, o trabalho demonstra o papel que Ricardo Reis dá a arte, na medida em que ela espelha as formas estáveis do que se entende como o belo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711224

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47892

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Francisco José Barix Neto e Universidade Federal de Lavras

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