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Título: LETRAMENTO DIGITAL UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Título alternativo: DIGITAL LITERACY A TEACHING PROPOSAL FOR CRITICAL TRAINING IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING

Autoria de: Marcela de Carvalho Bernardes

Orientação de: Charles Nascimento Tavares

Coorientação de: -

Presidente da banca: Charles Nascimento Tavares

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: Tecnologias, letramento digital, prática docente, sequência didática, capacidade crítica

Data da defesa: 17/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Bernardes, M. d. C. LETRAMENTO DIGITAL UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem apresentou um avanço desde que os professores se viram obrigados a utilizarem tais recursos devido à pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Para Martines et al (2018), as Tecnologias da Informação e Comunicação permitem que o indivíduo experiencie técnicas criativas de aprendizagem, aumentando a capacidade de interlocução através das diversas linguagens proporcionadas por estes recursos. Nesse contexto, a inserção do aluno no mundo digital se torna uma estratégia educacional, propiciando a docentes e alunos a construção do processo de ensino-aprendizagem através de um vasto ambiente de oportunidades. Por outro lado, os docentes passam a enfrentar desafios para o manuseio de ferramentas e para a condução de atividades que requerem um conhecimento prévio sobre tecnologia. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de sequência didática a fim de permitir que docentes coloquem em prática uma estratégia tecnológica para o letramento digital de alunos, aumentando, assim, a capacidade crítica e a criatividade desses discentes. Para isso, discorrerá sobre as mudanças no discurso e na linguagem ao longo dos anos, apresentará a relação entre as tecnologias e a educação e contextualizará sobre o letramento digital. Em seguida, será apresentada uma proposta de sequência didática que poderá ser seguida por docentes do ensino fundamental II.

Abstract: The use of Information and Communication Technologies in the teaching-learning process has advanced since teachers were forced to use such resources due to the Covid-19 pandemic in 2020. For Martines et al (2018), Technologies of Information and Communication allow the individual to experience creative learning techniques, increasing the capacity for dialogue through the different languages ????????????????provided by these resources. In this context, the insertion of the student in the digital world becomes an educational strategy, providing teachers and students with the construction of the teaching-learning process through a vast environment of opportunities. On the other hand, professors face challenges in handling tools and conducting activities that require prior knowledge of technology. Therefore, the objective of this article is to present a proposal for a didactic sequence in order to allow teachers to put into practice a technological strategy for the digital literacy of students, thus increasing the critical capacity and creativity of these students. For this, it will discuss changes in discourse and language over the years, present the relationship between technologies and education, and contextualize digital literacy. Then, a proposal for a didactic sequence will be presented that can be followed by elementary school teachers II.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711226

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47696

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcela de Carvalho Bernardes e Universidade Federal de Lavras

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