SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Título alternativo: THE IMPORTANCE OF READING TO IMPROVE WRITING IN FUNDAMENTAL EDUCATION II

Autoria de: Daiany Luiza da Silva

Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade

Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade

Primeiro membro da banca: Dra. Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Dra. Walkiria França Vieira e Teixeira

Palavras-chaves: Leitura, Escrita, Práticas, Desenvolvimento, Fundamental II.

Data da defesa: 10/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Silva, D. L. d. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo trata sobre os processos de leitura e de produção textual. O objetivo principal é identificar como as práticas de leitura podem influenciar no aperfeiçoamento da escrita entre alunos do ensino fundamental II. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa bibliográfica. Para embasar o estudo, delineamos uma revisão de literatura sobre leitura e escrita com base em Silva (2014), Koch (2016), Kleiman (2008), Conto (2006), Brasil (2005), Wittke (2020), Martins (1994), Gregio (2006), Freire (1982 1997 2009), Silva (2011), Lima (2016), Lombardi e Arbolea (2015) e Marcuschi (2008), por meio de publicações, como livros, artigos e dissertações, disponibilizadas na internet. Este artigo justifica-se por mostrar a importância da leitura para o aperfeiçoamento da escrita em educandos do ensino fundamental II, pois percebe-se a necessidade de que desenvolvam melhor essas habilidades. Com esta pesquisa, concluímos que é necessário incentivar mais essas práticas e mostrar a real importância da leitura e como ela pode ajudar na escrita. Para isso, sugere-se a adoção de ações como campanhas de incentivo à leitura, concursos de leitores e de redação, criação de mais bibliotecas públicas e comunitárias, incentivo dos pais em casa, por meio da leitura de livros para as crianças e outras medidas que despertem o gosto por ler e escrever.

Abstract: This article is about the reading and the text production processes. The main purpose is to identify how reading can influence the improvement of elementary school students. As a methodological procedure we adopted bibliographic research. Our study was based on literature review about the reading and writing based on Silva (2014), Koch (2016), Kleiman (2000 2008), Conto (2006), Brasil (2005), Wittke (2020), Martins (1994), Gregio (2006), Freire (1982 1997 2009), Silva (2011), Lima (2016), Lombardi e Arbolea (2015) e Marcuschi (2008), by publications, such as books, papers and dissertations, provided in the internet. This research is justified by showing the importance of reading for the improvement of the writing in elementary school students, as there is a clear need for them to better develop these skills. With this research we can conclude that it is necessary to encourage more of these pratices and show the real importance of the reading and how it can help with the writing. For that it is suggested the adoption of the actions such as reading, reader and essay contests, founding more public and community librarys, encouraging parents at home, by reading books to kids and other methods that arouse the taste for reading and writing.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711228

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47809

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daiany Luiza da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo