SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: PEDAGOGIA DE PROJETOS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Arielle Trindade Santiago

Orientação de: Charles Nascimento Tavares

Presidente da banca: Charles Nascimento Tavares

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: Pedagogia, Projetos, Intertextualidade, Metodologias, Ativas.

Data da defesa: 09/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Santiago, A. T. PEDAGOGIA DE PROJETOS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo buscou discutir algumas contribuições da pedagogia de projetos para o ensino da Língua Portuguesa. Reside a justificativa da pesquisa na relevância do tema, uma vez que a aplicação de projetos tem efeitos para além da situação pessoal do aluno, colaborando positivamente para a transformação social. Propôs-se, como problema de pesquisa, analisar de que modo a Pedagogia de Projetos pode colaborar para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade? O método utilizado no desenvolvimento deste trabalho foi pesquisa bibliográfica, realizando-se uma análise das teses relativas ao tema. Concluiu-se, afinal, que a Pedagogia de Projetos colabora para a autonomia dos alunos, que passam a participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva. O presente estudo também contempla as etapas para a construção de um projeto, com sugestões de como aplicá-las nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Assim, o presente estudo contribuiu bastante para minha formação profissional e espera inspirar outros profissionais ao trabalho norteado por projetos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711230

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47667

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Arielle Trindade Santiago e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo