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Título: ESTUDO DA PROGRESSÃO REFERENCIAL EM REDAÇÕES AVALIADAS COM A NOTA MÁXIMA NO ENEM.

Autoria de: Michele Edite de Mendonça Silva

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Camila Aparecida da Silva Marques

Terceiro membro da banca: Natalino da Silva de Oliveira

Palavras-chaves: LINGUÍSTICA TEXTUAL, REFERENCIAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL, SOCIOCOGNITIVISMO, REDAÇÃO

Data da defesa: 02/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 27/06/2021

Data da publicação: 27/06/2021

Referência: Silva, M. E. d. M. ESTUDO DA PROGRESSÃO REFERENCIAL EM REDAÇÕES AVALIADAS COM A NOTA MÁXIMA NO ENEM.. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o processo de referenciação é marcado linguisticamente em redações avaliadas com nota máxima no ENEM e compreender como o emprego de elementos referenciais contribuem para a organização do texto e para a progressão temática. A compreensão do processo de introdução e manutenção desses elementos é fundamental para a formação escolar dos alunos uma vez que opera com relações lógico-semânticas para descrever os fenômenos linguísticos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a escolha do corpus da pesquisa foi realizada a partir de redações disponibilizadas pelo portal de notícias brasileiro, G1, do Grupo Globo, intitulada Enem leia 10 redações nota mil em 2019 e veja dicas de candidatos para fazer um bom texto. Em um primeiro momento, foram selecionadas todas as redações disponibilizadas pelo portal de notícias e, em um segundo momento, foram selecionadas duas redações para integrarem este estudo. A análise proposta encontra-se ancorada nos pressupostos teóricos da linguística do texto a partir da proposta de autores como Koch e Elias (2010), Koch e Cunha-Lima (2007), Marcuschi (2001) e Cavalcante (2014). Ao final deste trabalho, foi possível observar como a progressão referencial é um processo sociocognitivo complexo, que envolve a articulação de elementos textuais. As redações analisadas são bons exemplos de produções textuais que estabelecem progressões referenciais eficientes, com a conexão de ideias que facilitam a compreensão do texto.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711233

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47807

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Michele Edite de Mendonça Silva e Universidade Federal de Lavras

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