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Título: Tecnologias digitais e práticas de letramento uma análise da BNCC

Título alternativo: Digital Technologies and Literacy Practices An Analysis of BNCC

Autoria de: Graciele Pereira Santos

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida

Segundo membro da banca: Charles Tavares

Palavras-chaves: Tecnologias digitais da comunicação e informação, letramento, Base Nacional Comum Curricular, as práticas de linguagem, ensino

Data da defesa: 15/07/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/07/2021

Data da publicação: 29/07/2021

Referência: Santos, G. P. Tecnologias digitais e práticas de letramento uma análise da BNCC. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho objetiva abordar o conceito sobre as tecnologias digitais, o letramento, e a Base Nacional Curricular (BNCC), a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca da concepção das tecnologias digitais da comunicação e informação (TDICs) e sua relação com o letramento e o ensino, referenciando uma análise sobre a BNCC. Na era da tecnologia, é fundamental que todos tenham acesso às ferramentas digitais, de modo a possibilitar a construção coletiva de conhecimentos. Além disso, o bom uso destas ferramentas pode contribuir para uma transformação social e principalmente para aquisição de aprendizagem. Ser letrado na contemporaneidade significa fazer uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais, o que está atrelado ao uso das diferentes tecnologias que permeiam a produção, recepção e circulação dos textos presentes nas práticas relacionadas à linguagem. As diferentes mídias têm provocado alterações nas relações sociais e, consequentemente, na linguagem, na leitura e na produção de textos. Assim, é fundamental que a escola possibilite a ampliação das habilidades de leitura e de compreensão dos textos, conforme orientações da BNCC, que ressalta importância de utilizar as TDICs, para motivar vivências e solução de demandas, fomentando o conceito de conhecimento aliado a tecnologias digitais.

Abstract: The present work aims to address the concept of digital technologies, literacy, and the National Curriculum Base (BNCC), from a bibliographical research, about the conception of digital technologies of communication and information (TDICs) and its relationship with literacy and teaching, referring to an analysis of the BNCC. In the age of technology, it is essential that everyone has access to digital tools, in order to enable the collective construction of knowledge. Furthermore, the good use of these tools can contribute to social transformation and especially to learning acquisition. Being literate nowadays means making competent use of reading and writing in social practices, which is linked to the use of different technologies that permeate the production, reception and circulation of texts present in practices related to language. Different media have caused changes in social relations and, consequently, in language, reading and text production. Thus, it is essential that the school enables the expansion of reading skills and text comprehension, according to the guidelines of the BNCC, which emphasizes the importance of using TDICs, to motivate experiences and solution of demands, promoting the concept of knowledge combined with digital technologies.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711239

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47963

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Graciele Pereira Santos e Universidade Federal de Lavras

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